SAMU de Itanhaém registra 9.8 mil trotes

Isto significa que até o momento 823 trotes foram atendidos por mês, uma média de 27 por dia

5 JAN 2019 • POR • 10h26
O SAMU de Itanhaém registrou 9.8 mil trotes no ano passado - Divulgação

Dados capturados do início de janeiro a dezembro de 2018 apontam para 9.880 trotes atendidos pela regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itanhaém. Isto significa que até o momento 823 trotes foram atendidos por mês, uma média de 27 por dia.

Esta quantidade de trotes representa 6,5% do total de 149.782 ligações caracterizadas como engano, informação, regulação médica e transferência de internação.  Além de ser considerado crime, todos os números que ligam para a central ficam registrados e a cada ligação o sistema mostra quantas solicitações falsas já foram feitas.  

A Central de Regulação do SAMU Regional Litoral Sul de Itanhaém é responsável pelas ligações dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Pedro de Toledo.

Todos os dias, a regional recebe mais de 350 ligações. Tão ágil quanto às ambulâncias deve ser o atendimento telefônico realizado pela central de regulação.

Durante uma ocorrência, o solicitante não percebe que sua chamada passa por técnicos auxiliares de regulação médica que indicam a emergência e passam imediatamente para o médico regulador.

O profissional realiza um diagnóstico primário e classifica a urgência para o deslocamento da unidade móvel. Todas as ocorrências são classificadas por grau de urgência.