Motorista enfrenta trânsito caótico no sistema Anchieta-Imigrantes

Durante boa parte do dia, quase todo o sistema teve trechos parados tanto no sentido do litoral, quanto no sentido da capital paulista

3 JAN 2019 • POR • 17h40
A concessionária diz que, como o tráfego tem excesso de veículos nos dois sentidos, não pode implantar as operações de inversão de mão, que ajudariam a escoar parte do tráfego - Nair Bueno/Diário do Litoral

Quem deixou para pegar a estrada depois do feriado, encontrou as rodovias Anchieta e Imigrantes, em São Paulo, congestionadas nesta quinta-feira (3).

Durante boa parte do dia, quase todo o sistema teve trechos parados tanto no sentido do litoral, quanto no sentido da capital paulista. 

Além do fluxo intenso de veículos, já esperado para esta época do ano, três carretas quebradas nas vias acabaram prejudicando ainda mais o fluxo, segundo a Ecovias, que administra as duas estradas. 

A primeira carreta quebrou por volta das 5h, no km 50 da Anchieta, sentido litoral e interditou uma faixa. O veículo só foi removido por volta das 7h30. Por volta das 15h, de acordo com a concessionária, a via estava em operação de subida -quando três das quatro pistas ficam para carros subindo e apenas uma para quem desce a serra. 

Durante a varredura para implantar a chamada operação 4x6 (quando as duas pistas da Anchieta descem e as duas da Imigrantes sobem) foram localizadas mais duas carretas quebradas na via, no início da manhã desta quinta. 

Os dois veículos trafegavam no sentido capital e estavam no trecho mais congestionado, entre o km 40 e o km 55, trecho de serra. 

A concessionária diz ainda que, como o tráfego tem excesso de veículos nos dois sentidos, não pode implantar as operações de inversão de mão, que ajudariam a escoar parte do tráfego. 

Por volta das 15h20, a Anchieta tinha 31 km de congestionamento no sentido litoral (entre o km 24 e km 55) e 15 km no sentido capital (55-40). Já a Imigrantes estava parada do km 25 ao 40, no sentido litoral, e do 61 ao 49 no sentido São Paulo.

A Cônego Domênico Rangoni também registrava congestionamento, segundo a Ecovias.

A previsão da Ecovias é de que o tráfego nas estradas só volte a normalizar no final da noite, por volta das 23h.