Prefeitos: 'Queremos parceria'

Os chefes dos executivos da Baixada esperam que João Dória esqueça as eleições e trabalhe com todos da Baixada de forma igual

2 JAN 2019 • POR • 10h06
Os chefes dos executivos da Baixada esperam que João Dória esqueça as eleições e trabalhe com todos da Baixada de forma igual - Arquivo DL

Com exceção de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB - Santos), Pedro Gouvêa (MDB – São Vicente) e Válter Suman (PSB – Guarujá), todos os demais prefeitos da região apoiaram a candidatura de João Dória (PSDB), eleito para governar o Estado de São Paulo pelos próximos quatro anos. No entanto, mesmo os três que apoiaram Márcio França esperam parcerias e um convívio harmonioso entre município e Estado. 

Paulo Alexandre gostaria que a parceria com Dória viabilizasse a segunda fase do VLT (Veículos Leves Sobre Trilhos), as obras de entrada da cidade e a ponte Santos-Guarujá, além do avanço nas áreas da saúde, como a abertura total do Hospital dos Estivadores”, afirma Barbosa. 

Já Gouvêa entende que será um novo ciclo administrativo que se inicia em São Paulo. Por isso, espera que todas as ações que venham a ser desenvolvidas possam atender amplamente às necessidades do povo paulista. Também acredita que Dória vai ter de olhar para os desafios dos prefeitos.

Além de harmonia e diálogo, Válter Suman espera repasses para a Atenção Básica de Saúde; e dos programas Santas Casas Sustentáveis e de Assistência Farmacêutica. Também manutenção da infraestrutura da rede estadual de ensino; manter os repasses dos projetos de habitação e recursos para pavimentação para o ­aeroporto.  

Coordenador da campanha de Dória na região, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), espera o enfrentamento de problemas crônicos da região, como a necessidade de reestruturação do sistema único de saúde da Baixada melhorando as internações hospitalares, aumentando os leitos, ajudando na resolução da fila de sete mil cirurgias eletivas regionais. Espera também a extensão do VLT e o BRT para Região Sul e Cubatão, e outras medidas de segurança, educação, saúde e viárias.

Ademário de Oliveira (PSDB), de Cubatão, afirma que Dória tem compromisso firmado para realização de projetos como a reurbanização da Vila Esperança; desenvolvimento do polo petroquímico e reconhecimento da cidade como estância turística, recebendo verbas para o desenvolvimento de atividades e projetos ligados ao ecoturismo, turismo industrial e turismo histórico-cultural.  

Caio Matheus (PSDB), de Bertioga, quer parceria para melhorias em infraestrutura urbana, construção de passagens inferiores na Rodovia Rio-Santos; finalização da ampliação do hospital municipal e criação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de mais atenção aos recursos humanos e, principalmente, à infraestrutura dos prédios escolares estaduais. 

O prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes (Cabeça) espera que Dória viabilize a passagem em desnível (viaduto) em Agenor de Campos, a reabertura da maternidade, a ampliação de projetos habitacionais e expansão do Projeto Cidade Legal, além de garantir melhorias para as estradas rurais.  

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes, de Itanhaém, parceria é a palavra-chave. Ele quer unir esforços para trazer a Itanhaém as ações e os investimentos necessários para dar sequência ao trabalho que foi planejado para este segundo mandato e a grande prioridade será a continuidade dos investimentos em saneamento básico.  

O prefeito Luiz Maurício (PSDB- Peruíbe) acredita no dinamismo e modernidade de Dória, crê que terá governo de Estado eficiente e próximo a população e que João vai cumprir o compromisso de estadualizar o nosso AME e finalizar a construção do novo hospital.