Mais Médicos: Maioria já está atuando na Baixada Santista

Prefeituras informam que quase todos os inscritos se apresentaram

15 DEZ 2018 • POR • 08h00
Prazo para médicos inscritos se apresentarem encerrou ontem - Karina Zambrana/ASCOMMS

A maioria dos médicos inscritos para as vagas do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, na Baixada Santista já se apresentou.

A Prefeitura de Santos informou que “dos inscritos, sete deles se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde e já começaram a atuar na rede. O Município ainda aguarda a chegada de mais um médico até o final deste ano para a reposição completa do quadro. A expectativa da secretaria é que esta reposição ocorra com inscrito no edital para médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior”.

As oito vagas eram ocupadas por médicos cubanos que atuavam na Estratégia de Saúde da Família e deixaram seus postos no dia 21 de novembro. Ao todo, Santos possui 24 profissionais vinculados ao programa, que atuam na Atenção Básica.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que oito médicos vão compor o Mais Médicos. Quatro já se apresentaram e são brasileiros. Os Outros quatro deveriam se apresentar até ontem.

Em Cubatão, até as 12h13 de ontem, quatro profissionais já haviam se apresentado, dois na semana passada e outros dois nos dois últimos dias. eles começarão a trabalhar na segunda-feira (17). Todos os quatro são brasileiros formados no Brasil. O prazo de apresentação do profissional restante encerrou às 18 horas de ontem.

A Secretaria de Saúde de Guarujá informou que até quinta-feira (13), 16 novos médicos do programa já estão na cidade, em substituição aos 29 médicos cubanos que deixaram seus postos no mês passado. Ainda restam 11 vagas no município.

A secretaria esclareceu ainda que “este edital contemplou apenas os brasileiros formados no país, e os brasileiros formados no exterior com diploma revalidado no Brasil. Eles começaram a atuar na rede de Atenção Básica no dia 4 deste mês”.

A expectativa do Município era completar o quadro ontem, prazo do primeiro edital do Ministério da Saúde para a reposição dos médicos cubanos.

Em Bertioga, o novo médico já se apresentou na Secretaria de Saúde e começaria a atender ontem.  

Em Itanhaém, três médicos já haviam assumido os postos e iniciaram as atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs) municipais, segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura na terça-feira (11). Os demais inscritos deveriam se apresentar até ontem para as duas vagas remanescentes. “Ênfase à questão de que todos, profissionais que já assumiram e inscritos que ainda irão se apresentar, são brasileiros”. A Secretaria de Saúde pretendia concluir todas as substituições até ontem, uma vez que também está chamando profissionais do último concurso público.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mongaguá informou que a previsão é que o Município receba ao todo cinco profissionais. “Três se apresentaram e já começaram a trabalhar. Quanto aos demais, a Prefeitura aguarda um posicionamento”. Os dois profissionais restantes eram esperados até ontem.  

Praia Grande perdeu 18 médicos cubanos do programa. Todos encerram as atividades no dia 23 de novembro.

“Até o momento se apresentaram 11 médicos pelo programa Mais Médicos. As 18 vagas foram preenchidas, mas os profissionais têm até o dia 14/12 (ontem) pra se apresentarem. Médicos de outras unidades de saúde estão dando suporte as unidades que tiveram a perda dos médicos cubanos. Os médicos estão indo até três vezes por semana nessas unidades para efetuar atendimentos e, desta forma, evitar transtornos para população”, informou a Prefeitura em nota.

Peruíbe oferece cinco vagas. Duas dessas vagas foram preenchidas e ambos são brasileiros, segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura. Há ainda três vagas remanescentes que devem ser preenchidas até o final de dezembro.