Instituto promove 19º mutirão de limpeza em área delimitada da praia de Santos

A proposta da ação de limpeza é conscientizar e sensibilizar a população santista e turistas da poluição nas praias

11 DEZ 2018 • POR • 21h01
O 19º mutirão de limpeza de praia é a última atividade da fase inicial - Divulgação

O Instituto Mar Azul (IMA) realiza o 19º mutirão de limpeza de praia em área delimitada, em 15 de dezembro (sábado). A concentração será a partir das 9 horas, em frente ao Aquário Municipal de Santos na Ponta da Praia com saída às 09h30 para coleta de resíduos no calçadão e faixa de areia entre os canais 6 e 7.

A entidade ambientalista desenvolveu ações mensais de limpeza de praia durante 19 meses, que integram a primeira fase do Projeto Microlixo iniciado em abril de 2017, em Santos. O projeto foi idealizado com o objetivo de diagnosticar os resíduos descartados de forma irregular no calçadão e faixa de areia.

O 19º mutirão de limpeza de praia é a última atividade da fase inicial. Após o término dos mutirões de coleta de lixo entre os canais 1 e 7, a segunda fase do projeto pretende analisar, discutir propostas e sugestões para possíveis soluções e melhorias dos problemas encontrados durante a primeira fase, junto com os colaboradores, apoiadores e voluntários do IMA.

Assim, o projeto tem como objetivo apresentar propostas efetivas de melhorias na qualidade ambiental da praia e unir forças junto aos integrantes de órgãos não governamentais, sociedade civil e parceiros para retirar resíduos descartados de forma irregular na praia.

A identificação e classificação dos resíduos geram subsídios para atuar diretamente na causa do problema. A expectativa é de que além dos parceiros, a ação de cidadania e educação ambiental envolva também a população, comerciantes e praticantes de esportes aquáticos. A preocupação com a qualidade ambiental das praias é fundamental para o desenvolvimento sustentável e preservação dos ambientes costeiros, orla marítima e ecossistemas adjacentes.