Munícipes fazem abaixo-assinado por questões de segurança em transporte público

Ação reúne mais de 700 assinaturas pedindo a revisão das normas de segurança dos intermunicipais que passam por rodovias

3 DEZ 2018 • POR • 12h00
Campanha chamada ‘Gol de Placa no Transporte’ está no ar desde julho e já reúne 733 assinaturas - Nair Bueno/Diário do Litoral

Munícipes e turistas que precisam utilizar a linha 930- Viação Piracicabana, que faz o trajeto entre Guarujá e Bertioga, criaram um abaixo-assinado on-line para chamar a atenção em relação às questões de segurança no transporte intermunicipal e os riscos da lotação dos ônibus que passam por rodovias para completar sua viagem. 

A campanha chamada ‘Gol de Placa no Transporte’ está no ar desde julho deste ano no site change.org e já reúne 733 assinaturas. 

Carlos Roberto de Souza Santos, responsável por iniciar a ação, acredita que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), gerenciadora do transporte intermunicipal por ônibus na Baixada Santista, junto aos órgãos regulamentadores e fiscalizadores de trânsito precisam pensar em novas regras para o transporte de passageiros quando o trajeto envolve rodovias, ou seja, tem características diferentes da área urbana. 

De acordo com ele, permitir que os ônibus que passam por estradas façam esse caminho com pessoas em pé e sem cinto de segurança, anuncia uma tragédia. “Moro em Guarujá e trabalho em Bertioga, ou seja, faço esse caminho diariamente. Não me conformo como o Código de Trânsito Brasileiro permite que os ônibus intermunicipais que passam por rodovias levem seus passageiros sem o mínimo de segurança”, explica. 

Ele alega que a BR Rio-Santos é sinuosa, mão-dupla, e há registros de vários acidentes fatais, mesmo em veículos onde os passageiros estavam devidamente equipados com cinto de segurança. “Se há vítimas em carros seguros, imagina o que pode acontecer caso aconteça um acidente com um ônibus intermunicipal lotado”, questiona. “Por termos características diferentes na região, os percursos da linha deveriam se adaptar a estas características”, finaliza. 

LOTAÇÃO

Outro problema relatado é a lotação dos ônibus em horários de pico da única linha que faz o trajeto Guarujá-Bertioga. Segundo Roberto, pela manhã e no fim do dia, há registros de pessoas sentadas até nos degraus, ou seja, o número de usuários que fazem a viagem em pé ultrapassa o limite permitido dentro de cada veículo. 
“Nos ônibus de 12 metros existem 31 assentos, mais a permissão para que 16 pessoas viajem em pé, mas há relatos de 95 passageiros dentro destes veículos. Estas situações são rotineiras e se acentuam na temporada. Existe um posto rodoviário da polícia militar na Rio-Santos e nunca presenciei uma fiscalização nestes ônibus lotados, apesar de gritante os excessos”, afirma. 

RESPOSTAS EMTU

A EMTU explicou que a utilização de cinto de segurança nos ônibus metropolitanos, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), se aplica somente aos coletivos com característica rodoviária e vans. 

Também informou que a linha 930 opera com 9 ônibus e que estão em desenvolvimento estudos de melhoria para o serviço. Quanto à lotação, disse que existem veículos com capacidade para 60 passageiros, e ônibus do tipo alongado, com capacidade para 90 passageiros.

“As fiscalizações desta gerenciadora continuarão. Os usuários poderão registrar as reclamações no site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria para uma ação mais efetiva de planejamento e melhoria operacional da linha”, concluiu.