Aprovados em processo seletivo iniciam curso de formação para Guarda-Vidas

Serão 21 dias de treinamento, entre aulas teóricas e práticas

1 NOV 2018 • POR • 13h02
Aos finais de semana, os alunos participam de estágios supervisionados nas praias da Cidade - Divulgação/PMG

Os 50 aprovados no processo seletivo simplificado de Guarda-Vidas temporários da Prefeitura de Guarujá iniciaram, na última segunda-feira (29), o curso de formação para guarda-vidas. No total serão 21 dias de treinamento, entre aulas teóricas e práticas.

Durante esse período, eles vão aprender sobre Noções de Oceonografia; Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados; Prevenção e Salvamento Aquático, Relacionamento do Guarda-Vidas com o público. Aos finais de semana, os alunos participam de estágios supervisionados nas praias da Cidade.

O comandante do Posto de Bombeiros do Guarujá, o 1º tenente PM Hélicon de Oliveira Souza, responsável pelo treinamento, revela que as praias de Guarujá têm características específicas, o que exige muito mais do futuro guarda-vidas."Guarujá, além de receber muitos turistas na temporada, possui praias de tombo, onde as ondas quebram mais forte, o que exige que o profissional esteja bem preparado para fazer o salvamento", explicou Hélicon Oliveira. 

O comandante ressaltou ainda que um ponto importante do treinamento é o trabalho  de prevenção junto aos banhistas."Aqueles minutos que você empenha orientando o banhista é uma vida que você está salvando. Quanto mais prevenção, menos acidentes", afirmou. O trabalho de guarda-vidas temporário terá carga horária de 44 horas semanais, com o salário de R$ 1.300,00, mais insalubridade. Eles vão atuar durante a temporada de verão, com término do contrato em 18 de março de 2019.