Cultura em alta neste fim de semana em Cubatão

Série de atividades artísticas vai rechear o fim de semana na cidade. Tem o início da Feira Municipal de Artesanato e as seletivas do Mapa Cultural

5 JUN 2013 • POR • 14h26

Os moradores de Cubatão contarão com mais uma atração cultural a partir deste fim de semana: a Feira Municipal de Artesanato que começa a funcionar neste sábado (8), a partir das 14h, no Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). A Feira é uma antiga reivindicação da classe.

Minutos antes da inauguração do projeto, 41 artesãos vão receber as carteirinhas da Secretaria de Cultura, Secult, para integrar a Feira. A cerimônia acontece no Vão Cultural do Centro Multimídia.

A Feira será permanente, com um formato diferenciado, garantindo que vários segmentos do Artesanato consigam divulgar e comercializar seus produtos. A estrutura das barracas e cadeiras será fornecida pela Prefeitura e contará com alguns pontos de concentração, em diferentes dias da semana. Serão 15 barracas na área externa do Parque Anilinas (na antiga entrada da Av. Nove de Abril), todas com produtos artesanais e funcionará de quarta a sábado. O

Outras 26 barracas ficarão na parte interna do Novo Anilinas, aos sábados e domingos. Neste local, o público encontrará produtos artísticos e artesanais como bijuterias, vestuário, cerâmicas, artigos de cama e mesa, feitos em couro, alimentos e lembrancinhas da cidade de Cubatão. A Feira recebeu o nome de uma grande defensora e atuante do artesanato, a artista Silvina César de Araujo Feitosa, a Bina, falecida em março deste ano.

Mapa Cultural Paulista

Também haverá apresentação de música, dança, artes plásticas, entre outras manifestações artísticas, dentro da etapa seletiva municipal do Mapa Cultural. Ainda no sábado (8), o Novo Anilinas receberá a escolha dos seguintes segmentos:

13h - Artes Visuais e Vídeo

15h - Música Instrumental

17h - Dança

18h - Canto Coral.

Interessante ressaltar que vários grupos e academias de Dança da cidade se inscreveram e, embora saibam que não podem competir (pois possuem participantes que têm menos de 14 anos de idade), mesmo assim decidiram mostrar sua Arte no Mapa. Ao fim de casa seletiva, haverá bate-papo com os participantes e a comissao julgadora.

O Festival acontece em quatro fases: municipal e regional em 2013; e estadual e circulação, em 2014. Cada expressão artística tem suas normas e regulamentos. O Mapa Cultural Paulista é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura. O evento, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, busca identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado.

Leia Também

Inscrições para o Mapa Cultural Paulista terminam hoje