EUA: Trump diz que FBI tem "carta branca" na investigação sobre Kavanaugh

O presidente revisitou a questão do escopo da investigação do FBI em uma mensagem no Twitter na noite de sábado. "Quero que eles entrevistem quem julguem apropriado, a seu critério."

30 SET 2018 • POR • 21h26
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. - Fotos Públicas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres no sábado à noite que o FBI tem carta branca para conduzir a investigação sobre o indicado à Suprema Corte Brett Kavanaugh. Trump ordenou que o FBI reabrisse na sexta-feira a investigação de antecedentes de Kavanaugh, depois que várias mulheres o acusaram de má conduta sexual. Ele nega as alegações.

"O FBI, como você sabe, está falando com todo mundo", disse Trump. "Eles têm carta branca. Farão o que tiverem que fazer, seja o que for que façam. Eles estarão fazendo coisas que nunca imaginamos", afirmou. "E esperamos que na conclusão vá ficar tudo bem."

O presidente revisitou a questão do escopo da investigação do FBI em uma mensagem no Twitter na noite de sábado. "Quero que eles entrevistem quem julguem apropriado, a seu critério."

Em uma ação separada envolvendo o FBI, o senador Chuck Grassley, republicano de Iowa, presidente do Comitê Judiciário do Senado, pediu ao Departamento de Justiça e ao FBI para abrir uma investigação criminal sobre "aparentes declarações falsas" que foram feitas aos investigadores da comissão alegando má conduta sexual por Kavanaugh em 1985.

Uma pessoa entrou em contato com o gabinete do senador Sheldon Whitehouse (Partido Democrata, Rhode Island) alegando que Kavanaugh havia atacado sexualmente uma conhecida em um barco em Newport, Rhode Island, em 1985, mas Grassley disse que a pessoa mais tarde se "retratou" e se desculpou pela alegação via mídia social.

Os líderes do Senado concordaram em adiar a votação final sobre a nomeação de Kavanaugh para permitir uma investigação de uma semana do FBI. O Comitê Judiciário disse que a investigação deve ser limitada a "alegações críveis atuais" contra Kavanaugh e concluída na próxima sexta-feira.