Setembro Verde aborda direitos da pessoa com deficiência em São Vicente

Evento divulgará data da posse do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

26 SET 2018 • POR • 19h45

A programação do “Setembro Verde” acontece nesta sexta-feira (28), em São Vicente. O evento vai debater as políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência. E contará com a palestra “A Lei Brasileira da Inclusão”, fala de membros ligados a entidades e divulgação da data referente à posse de representantes do poder público para o Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). A programação, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Seas), será iniciada às 14h, na Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich,1195- Parque Bitaru).

“Resolvemos fazer o evento para lembrar sobre as questões que envolvem a pessoa com deficiência, usando como foco o Setembro Verde que simboliza a luta pela inclusão social. Vamos aproveitar a presença dos interessados pelo tema para anunciar o dia da última fase da reativação do Comdef”, explica Ticiana Bueno, diretora de Proteção Social Básica da Seas.

A palestra que dará início ao evento será ministrada por Cahuê Talarico, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santos. “Vou abordar direitos previstos no ordenamento jurídico na convenção de direitos humanos e explicarei o que A Lei Brasileira de Inclusão garante à pessoa com deficiência. Vou falar também quais são os crimes praticados contra deficientes”.

Logo após a palestra, membros de três entidades direcionadas à pessoa com deficiência falarão sobre o trabalho realizado, quantas pessoas atendem, qual o foco e demandas da instituição. “Cada um terá cerca de 10 minutos para falar sobre a entidade. É uma maneira das pessoas se aproximarem dos trabalhos realizados no Município”, afirma Ticiana.

Para encerrar a programação, será divulgada a data para empossar no Comdef os representantes de seis secretarias municipais envolvidas com a assistência a pessoas com deficiência. Os empossados farão parte do Conselho, concluindo a reativação do órgão.