Guarujá realiza evento em alusão ao Setembro Azul

Na programação um flash mob, distribuição de panfletos informativos e aferição de pressão arterial

20 SET 2018 • POR • 21h50

Dentro das comemorações do Setembro Azul – onde são lembradas diversas datas importantes de luta e conquista da comunidade surda - o Instituto Expressão do Silêncio de Guarujá, em parceria com as Secretarias Municipais de Relações Sociais (Seres) e de Turismo (Setur), promove uma tarde de vivências. A ação acontece neste sábado (22), na Praça das Bandeiras (Pitangueiras), das 14 às 17 horas.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população para os direitos dos surdos e também promover a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na programação, um Flash Mob em Libras. Flash Mobs são aglomerações de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente da mesma forma que se reuniram.  Além disso, no local haverá distribuição de panfletos informativos, aferição de pressão arterial e carrinho de algodão doce para a criançada.

História

Em setembro são comemoradas diversas datas da comunidade surda: Dia Mundial da Língua de Sinais (10), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), Dia Nacional do Surdo / Aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (26); e Dia Internacional do Surdo (30).

A cor azul representa dois momentos na história. Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.