Prefeitura de Santos adquire motos para o Samu

Elas servirão como motolâncias e serão guiadas por socorristas, cuja função é realizar os primeiros procedimentos antes da chegada da ambulância

3 SET 2018 • POR • 21h58
Atualmente, a frota do Samu é composta por 15 ambulâncias e uma motolância - Divulgação/MPS

Para complementar a atual frota do Samu e diminuir o tempo de resposta às ocorrências, a Prefeitura abriu pregão eletrônico para a aquisição de motos. Elas servirão como motolâncias e serão guiadas por socorristas, cuja função é realizar os primeiros procedimentos antes da chegada da ambulância.

"A moto proporciona mais agilidade no trânsito. Os socorristas carregam materiais que permitem avaliar os pacientes e estabilizar os seus sintomas, em casos considerados de baixo risco", explica o secretário de Saúde Fábio Ferraz.

O edital do pregão estará disponível para consulta a partir desta terça-feira (4), em www.santos.sp.gov.br. As empresas interessadas têm até as 14h30 do dia 14 para encaminhar as propostas. A disputa dos lances ocorre 30 minutos depois, a partir das 15h.

Atualmente, a frota do Samu é composta por 15 ambulâncias e uma motolância que, em conjunto com 180 profissionais, responde por quatro mil atendimentos mensais.