Bebê morre após tomar injeção em UPA de Praia Grande; polícia investiga

Myrella Sophia Bispo dos Santos foi medicada com uma injeção de plasil e dipirona, segundo o prontuário médico. Família acredita que essas substâncias podem ter sido trocadas.

4 AGO 2018 • POR • 17h48
Myrella Sophia Bispo dos Santos tinha apenas seis meses. - Arquivo Pessoal

Uma bebê de seis meses morreu após tomar uma injeção para dor na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Samambaia, em Praia Grande. O caso é investigado pela polícia.

Segundo informações do boletim de ocorrência, Myrella Sophia Bispo dos Santos foi levada à pediatria do local na última quinta-feira (2) apresentando quadro de diarréia devido ao nascimento dos seus primeiros dentes. A equipe médica decidiu receitar, então, uma injeção de dipirona com plasil. Todavia, na mesma madrugada Myrella chorou muito e os pais decidiram levá-la novamente à unidade.

Depois de uma hora em que a bebê ficou no local, a família foi informada que ela havia morrido.

Em nota à imprensa, a diretoria do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, responsável pela UPA do Samambaia, informa que o atendimento transcorreu da forma correta, conforme informações do prontuário médico, e aguardará os exames de praxe que determinarão o que causou a morte da bebê.

A família acredita que outras substâncias podem ter sido aplicadas em Myrella.

A polícia segue investigando.

Em nota, o laboratório Sanofi informou que não fabrica mais o medicamento Plasil em solução oral, gotas e solução injetável desde 2016, e que ele nunca foi vendido pela empresa à UPA Samambaia, onde o bebê foi atendido. A apresentação em compridos continua a ser comercializada no Brasil, mas somente após prescriação médica.

A Fundação do ABC, responsável pela gestão da unidade de saúde, diz que o laudo pericial oficial ratificou a informação passada inicialmente de que não houve erro médico ou de procedimento e reitera que a equipe da UPA Samambaia prestou toda a assistência à criança, lamentando que o esforço dispensado não tenha sido suficiente para salvar sua vida.