Praça do Sesc, em santos, terá Hora do Mamaço neste sábado

Esta é a sétima edição do evento na Cidade, desta vez com o tema Amamentação é a base da vida

2 AGO 2018 • POR • 20h18
Santos irá participar neste sábado (4), das 10h às 12h, da Hora do Mamaço - Divulgação/PMS

Santos irá participar neste sábado (4), das 10h às 12h, da Hora do Mamaço, promovida em 100 cidades brasileiras por cidadãos, profissionais e instituições de saúde que defendem o aleitamento materno. Esta é a sétima edição do evento na Cidade, desta vez com o tema Amamentação é a base da vida e tem como palco a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc, na Aparecida). A ação contará com orientação ao púbico, atividade de roda, a foto oficial e uma prática de ioga para mães e bebês.

Segundo a enfermeira e especialista em amamentação Sandra Abreu, idealizadora e criadora do Anjos do Leite, o leite materno é a base para um excelente desenvolvimento físico, emocional e intelectual, além da melhor e mais barata estratégia para diminuição de mortes infantis do mundo e prevenção de várias doenças. "Com o tema desse ano podemos despertar nas crianças a importância da amamentação e o desejo de apoiar esse grandioso ato".

O evento tem apoio da Secretaria de Saúde de Santos. O Município incentiva permanentemente o aleitamento materno dentro do programa Mãe Santista. A orientação às mulheres e familiares ocorre desde o pré-natal nas policlínicas e no Instituto da Mulher e Gestante, por meio das consultas individuais e grupos como o Escola das Mães, e também no pós-parto nas maternidades e no acompanhamento pediátrico.

Próximas atividades

Ao longo do Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, a Prefeitura realizará atividades de orientação à população. No dia 11, das 9h às 12h, será montada tenda na Praça das Bandeiras (Gonzaga) com equipe multiprofissional formada por servidores da atenção básica e das maternidades Silvério Fontes e do Complexo Hospitalar dos Estivadores.

No dia 22 de agosto, às 14h30, também será realizada atividade no auditório do Estivadores, para puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) internadas na unidade e cerca de 30 mamães acompanhadas nas policlínicas. Na ocasião, está prevista palestra sobre os benefícios do aleitamento materno com a médica Teresa Uras Belém, coordenadora da UTI Neonatal e da Neonatologia do Estivadores.