Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado domingo no emissário

Cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos será celebrada

1 AGO 2018 • POR • 20h20
Navio Kasatu Maru trouxe imigrantes japoneses para o Brasil

Abrindo as atividades do Agosto da Paz, o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear será celebrado em Santos no próximo domingo (5), com uma série de eventos, que incluem a prática de esportes náuticos e cerimônia em homenagem aos 110 anos da chegada do navio Kasatu Maru ao Porto de Santos, trazendo imigrantes japoneses.

A programação terá início às 8h, no deck do Emissário Submarino, com a premiação do festival de longboard feminino Prancha Oca – as competidoras representarão as mulheres vítimas de bombardeio atômico nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

No mesmo horário, praticantes de canoa havaiana partirão da frente ao Aquário rumo à praia do José Menino, com previsão de chegada às 9h45. Na sequência, às 10h30, será formado um corredor de pranchas e remos para passagem das homenageadas surfistas Fusae Uramoto e Reiko Konno, que receberão um compartimento com água doce (da Fonte do Itororó) e salgada (do mar), simbolizando a união entre os povos.

Às 10h45, junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses, ocorrerá a cerimônia oficial do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear, com integrantes da Prefeitura e da Associação Japonesa e participação de uma criança em representação ao respeito e à transferência das tradições às novas gerações. Já às 10h55, haverá um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hiroshima e Nagasaki.

Intercâmbio

Na oportunidade, o recipiente com a união das águas também será entregue à servidora Kelly Freitas, que representará Santos durante estágio em Hiroshima, no mês de outubro. A cidade japonesa é sede da rede Prefeitos pela Paz, que tem Santos como membro da diretoria executiva. A rede, cuja missão é o desarmamento nuclear e a disseminação da paz mundial, é integrada por 7.614 municípios de 163 países.