Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia sábado

A imunização acontecerá nas USFs e creches até o dia 31 de agosto

1 AGO 2018 • POR • 14h35
Crianças de 1 a 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina, conforme orienta o Ministério da Saúde

Itanhaém inicia, no próximo sábado (4), a campanha contra sarampo e poliomielite. O início será no Dia D da campanha, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) das 8 às 17 horas e também em um posto volante na Escola Maria Patrocina Condotta, no Guapurá. A imunização continuará até o dia 31 de agosto nas USFs, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Crianças de 1 a 4 anos e 11 meses devem tomar a vacina, conforme orienta o Ministério da Saúde. No dia 18 (sábado), também haverá Dia D, por isso, as USFs também estarão abertas.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Já a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, se contraída, pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

As vacinas aplicadas serão a tríplice viral, que além do sarampo previne rubéola e caxumba, e contra a poliomielite. Além das crianças, adultos também poderão atualizar a carteira de vacina e se prevenir contra o sarampo. A imunização acontecerá ainda nas creches e escolas municipais, pois durante o período da campanha uma equipe da Vigilância epidemiológica estará vacinando nestes locais.

Confira os endereços das USFs: