Com forte neblina, navio se aproxima de píer na Ponta da Praia e causa susto

Navio teve guinada à direita quando deixava o cais santista; prático que acompanhava a embarcação a ancorou nas proximidades do píer

19 JUL 2018 • POR • 20h52
O incidente ocorreu por volta de 17h20; a embarcação não seguiu viagem e será inspecionada nesta sexta (20) - Reprodução

Em meio a uma forte neblina, o navio "Orange Sun" teve uma guinada à direita quando deixava o cais santista no final da tarde desta quinta-feira (19) e se aproximou do Píer da Praticagem, na Ponta da Praia, causando susto. O prático que acompanhava a embarcação a ancorou nas proximidades do píer. Não houve feridos.

De acordo com a Capitania dos Portos, como o navio chegou a tocar no solo, não prosseguiu viagem e seguiu para uma área de fundeio. A embarcação deverá passar nesta sexta-feira (20) por uma inspeção para verificação de possíveis avarias.

Carregado com cerca de 30 mil toneladas de suco, "Orange Sun" havia desatracado da Citrosuco, na margem direita, pouco depois das 17h, e seguiria para o Porto de Newark, em Nova Jersey (EUA).

Segundo a Praticagem, após o navio ser ancorado, no momento do incidente, rebocadores o colocaram na rota correta.

A Praticagem informou no início da noite desta quinta que, apesar do fator neblina, ainda não era possível identificar o que causou o incidente.

A Capitania dos Portos disse vai instaurar um inquérito para apurar as possíveis causas e responsabilidade do incidente.

Interrupção

Devido à forte neblina, o Canal do Porto de Santos teve o fluxo interrompido das 3h às 15h10 desta quinta-feira e voltou a ser fechado após às 17h.

Tanto a Capitania dos Portos como a Praticagem informam que a segunda interrupção ocorreu pela neblina e não pelo incidente.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) foi procurada nesta noite, por telefone, e informou que só deverá se manifestar nesta sexta-feira (20).