Chávez está sendo operado neste instante, diz presidente do Equador

Presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que o colega venezuelano passa por 'uma operação muito delicada'

11 DEZ 2012 • POR • 14h56

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que o presidente venezuelano Hugo Chávez "está sendo operado neste instante", afirmou o presidente do Equador, Rafael Correa, que visitou o colega em Havana. Chávez está em Cuba passando pela quarta cirurgia desde que descobriu que tinha câncer.

"Meu querido amigo e colega, o comandante Hugo Chávez, está passando os momentos mais difíceis de sua vida. Está sendo operado neste instante. Uma operação muito delicada", disse Correa, após participar de uma reunião com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Na noite de sábado (8), Chávez anunciou que seria submetido a essa cirurgia, o que poderia deixá-lo fora do poder. O presidente "delegou" o poder ao vice, Nicolás Maduro. Eleito em outubro para um quarto mandato presidencial, entre 2013 e 2019, Chávez pode não assumir o cargo, então novas eleições seriam convocadas.

O presidente venezuelano foi recebido em Havana, na manhã de segunda-feira (10), pelo presidente cubano Raúl Castro. Durante um debate que ocorreu no domingo na Assembleia Nacional, alguns deputados da oposição exigiram que a ausência temporária do presidente fosse declarada e que o poder fosse transferido ao vice-presidente. Essa possibilidade, contudo, foi descartada.

Chávez, de 58 anos, disse que estava livre do câncer após ser diagnosticado e tratado da doença no ano passado. Mas no sábado ele anunciou que "células malignas" haviam retornado e ele precisa de mais uma intervenção cirúrgica.