Aos 72 anos, pedestrianista de Guarujá competirá no Uruguai neste domingo

Com títulos internacionais no currículo, Roberto Junqueira busca inspirar quem luta contra o sedentarismo e a ociosidade

20 JUN 2018 • POR • 21h50
O esportista reside em Guarujá há cerca de 40 anos - Divulgação/PMG

Aos 72 anos de idade, o atleta Roberto Junqueira buscará a auto superação mais uma vez neste domingo (24), ao participar da Maraton de la Bandera, em Rosário, na  Argentina. Esta é a 29ª competição do morador de Guarujá que já acumula diversos títulos internacionais como o tri-campeonato na Maratona de Punta Del Este (Uruguai) e o ouro na Maratona de Assunção (Paraguai).

Com 10 anos de experiência na modalidade, o competidor percorrerá 42 quilômetros e 195 metros durante a prova. Para Roberto "a expectativa é de enfrentar um frio muito intenso. Estou me preparando há quatro meses. São três a quatro dias semanais de corrida, além da academia. Não vai ser um dia muito fácil, mas espero ir bem nessa prova", afirmou.

Nascido em São Paulo, capital, o esportista reside em Guarujá há cerca de 40 anos e entende que pode se tornar um exemplo positivo às pessoas que sofrem com o sedentarismo e a ociosidade. Para ele "mesmo sedentário até os 62 anos, consegui sair daquela morosidade de praia, caipirinha e sofá. Da pra sair dessas coisas e ter uma vida bem ativa com sucesso", ressaltou.

O pedestrianista ainda alerta que "quando vem a idade, o cara começa a ficar isolado até mesmo dentro da família. Mas, ao partir para uma atividade, é possível socializar, assim ganhando uma maior qualidade de vida também", finalizou.