Fescete será aberto no Teatro do Sesc

O evento tem como tema este ano as Singularidades, traços únicos que marcam uma forma diferente de caminhar pela arte genuinamente coletiva que é o teatro

11 JUN 2018 • POR • 21h01
A 22ª edição do Fescete – Festival de Cenas Teatrais começa nesta sexta-feira - Divulgação/PMS

Começa nesta sexta-feira (15), no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), a 22ª edição do Fescete – Festival de Cenas Teatrais. A cerimônia de abertura, às 20h, será marcada pela homenagem a atriz, diretora e professora Renata Zhaneta, que coordena a Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo. Na sequência será apresentado o espetáculo Gandhi, a Ética Inspiradora. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na sexta-feira na bilheteria do local, a partir das 10h.

Pioneiro do gênero no País, o Fescete tem como tema este ano as Singularidades, traços únicos que marcam uma forma diferente de caminhar pela arte genuinamente coletiva que é o teatro. O festival reúne grupos de toda a Baixada Santista, São Paulo, Indaiatuba e Rio de Janeiro, em mais de nove espaços descentralizados da Cidade.

Além das cenas nas mostras competitivas mirim, estudantil, adulto e monólogo, até o próximo dia 29, o evento conta com diversas atividades como encontro de palhaçaria, mesa redonda sobre o tema, oficinas e workshops, além do concurso de poesias.

Diversidade e Campanhas

A equipe do Coletivo Negro da Bahia, a atriz transexual Renata Carvalho e o cantor e compositor Silvino, que dialoga sobre a vivência com o HIV em suas canções, são alguns dos responsáveis pelas rodas de conversa do Festival.

A edição de 2018 do Fescete também contará com duas campanhas solidárias. A organização arrecada alimentos enlatados para as cestas básicas das famílias atendidas pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa/BS) e, também, recolhe novelos de lã para o grupo voluntário Quadradinhos de Amor, que costura mantas para a população vulnerável.

Números

Realizado pelo Tescom Promoções Artísticas e Culturais, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e com o patrocínio da Codesp, o Fescete apresenta, ao longo destes 21 anos, números impressionantes. Cerca de 190 mil espectadores já assistiram aos grupos e companhias, em mais de 1.500 apresentações artísticas com cenas e espetáculos em mostras competitivas e convidadas. Somente na última edição, foram mais de 80 ações artísticas.

Confira a programação completa do no site www.estudiotescom.com.br/fescete ou na página www.facebook.com/fescete.tescom.