Manoel Gatto Neto é o novo diretor da Polícia Civil na Baixada e Vale

Delegado diz que operações serão intensificadas e projetos de reformas de delegacias estão prontos

9 JUN 2018 • POR • 14h10
A nomeação como diretor foi publicada na edição deste sábado (9) do Diário Oficial do Estado - Rodrigo Montaldi/DL

O delegado Manoel Gatto Neto, de 54 anos, é o novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6), que abrange a Baixada Santista e o Vale do Ribeira. Gatto Neto estava à frente da Delegacia Seccional de Santos desde janeiro de 2015. A nomeação como diretor foi publicada na edição deste sábado (9) do Diário Oficial do Estado (DOE). 

Em entrevista ao Diário do Litoral, o novo diretor afirmou que operações policiais serão intensificadas. "Se um distrito precisar de 200 policiais, nós vamos arrumar os 200 para fazer a operação, para executar o serviço necessário. A Polícia (Civil) é uma só. Então a gente usa o efetivo na medida que é solicitado" . 

Gatto Netto ressaltou o aumento da quantidade de drogas apreendidas pelas unidades da Delegacia Seccional de Santos em seu período de gestão. No primeiro ano, em 2015, a quantidade de 2,4 toneladas foi o dobro do ano anterior; em 2016 também dobrou, chegando a 5 toneladas, e em 2017 chegou à marca de 7 toneladas. 

Ao longo de sua gestão, o delegado comandou operações mensais, com durações de 24 horas, que retiraram de circulação entorpecentes, armas e criminosos visando a redução de indicadores criminais. 

A produtividade policial geral da Seccional de Santos, segundo o delegado, chegou à segunda colocação do Estado de São Paulo, ficando atrás somente da unidade de Sorocaba, no interior paulista. 

Gatto Neto frisou que seu trabalho dará continuidade ao modelo de gestão implementado por Gaetano Vergine, ex-diretor do departamento. 

Reformas

O delegado diz que diversos projetos para reforma de delegacias estão prontos, em tratativas com o governo estadual para liberação de verbas. Ele cita o projeto de reforma do Palácio da Polícia, no Centro de Santos, das delegacias sedes de São Vicente, Guarujá e Praia Grande e do 2º Distrito Policial de Santos (Jabaquara). 

Trajetória

Manoel Gatto Neto ingressou na Polícia Civil em 1989, quando assumiu a titularidade da Delegacia de Cananéia, no Vale do Ribeira. Ele comandou as seccionais de Registro, Itanhaém e Jacupiranga antes de assumir a seccional de Santos. 

O delegado é professor titular de Prática e Organização Cartorária na Academia de Polícia de São Paulo e pós-graduado em Diretos Humanos e Segurança Pública (2012) e Sistema de Justiça Criminal (2013). 

Novo seccional

Gatto Neto convidou o delegado Carlos Topfer Schneider, titular de São Vicente, para assumir a Delegacia Seccional de Santos. A nomeação deve ser publicada no DOE na próxima terça-feira (12).  

Questionado sobre alterações nos comandos de delegacias e distritos, o novo diretor disse que não haverá "grandes mudanças, apenas alguns ajustes".