Projeto Clio realiza limpeza de monumento a Martins Fontes

Durante a edição, os voluntários também disponibilizam um varal de poesias com textos de Martins Fontes

7 JUN 2018 • POR • 18h38
Em caso de chuva, o evento é cancelado - Divulgação/PMS

O Projeto Clio, parceria da Secretaria de Cultura (Secult) com a unidade santista da escola Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, realiza neste sábado (9), a partir das 9h, a 10ª ação de conservação dos monumentos do Projeto Clio. Será a limpeza da estátua em homenagem ao médico e poeta santista Martins Fontes, localizada na Av. Vicente de Carvalho, em frente ao número 27, na orla da Pompeia.

Durante a edição, os voluntários também disponibilizam um varal de poesias com textos de Martins Fontes. Em caso de chuva, o evento é cancelado.

O monumento a Martins Fontes, de autoria de Caetano Fracarolli, iniciativa do Rotary Clube e amigos, foi inaugurado em 23 de junho de 1941. Tem 2,60 metros de altura e é confeccionado em bronze, granito e alvenaria. Traz a inscrição: "A Martins Fontes sua terra e sua gente".

Sobre Martins Fontes

O santista José Martins Fontes nasceu em 23 de junho de 1884. Foi médico e poeta parnasiano. Como médico, dedicou-se aos pacientes da Santa Casa de Santos e da Beneficência Portuguesa. Engajou-se nos serviços sanitários da Cidade e lutou junto com Oswaldo Cruz combatendo as graves epidemias que assolavam Santos. Em seu consultório, tratava de pessoas sem poder aquisitivo e não cobrava as consultas. Sentia prazer em ser bom, seguindo o lema "como é bom ser bom".

Sua obra literária, em prosa e poesia, é bastante volumosa. Publicou pesquisas científicas, obras teatrais, crônicas literárias e filosóficas. É patrono da cadeira nº 26 da Academia Paulista de Letras. Martins Fontes faleceu em 25 junho de 1937, deixando-nos sua poesia e a história dos seus belos feitos.

Ações de limpeza concluídas

Março 2017 - Estátua de Saturnino de Brito – orla do José Menino.

Abril 2017- Busto de Ariosto Guimarães, no Centro Histórico.

Maio 2017- Estátua de Vicente de Carvalho, na orla do Boqueirão.

Junho 2017- Monumento em homenagem ao Padre Anchieta, na orla da Ponta da Praia.

Agosto 2017– Nichos do Monte Serrat.

Novembro 2017– monumento aos Imigrantes Japoneses, na orla do José Menino.

Março de 2018 – Leão e Leoa da orla do Gonzaga.

Abril de 2018 – Monumento em homenagem ao Padre Champagnat, no Encruzilhada.

Maio de 2018 - Busto em homenagem a Mario Covas Júnior, na Ponta da Praia.