FESCETE: Um grande festival de pequenas cenas

O FESCETE integra todas as linguagens da arte, abrindo espaço aos estudantes, amadores e profissionais

28 MAI 2018 • POR • 09h46
Durante as apresentações, os orientadores técnicos e popular irão mencionar os destaques de cada categoria competitiva com troféus e menções honrosas - Yago Correa

Com a missão de orientar o processo de criação, promovendo o intercâmbio cultural entre os artistas e técnicos, o FESCETE – Festival de Cenas Teatrais chega a sua 22ª edição, com a participação de mais 1.200 artistas de diferentes segmentos: teatro, dança, música, poesia e artes visuais, além de promover cursos, workshops, performances, debates, rodas de partilha, exposições, estágios, espetáculos e concurso estudantil de poesia.

“A importância da arte se reflete na identidade cultural de um país. Ela está presente no cotidiano de todos, e pensar na apreciação artística e no seu fazer é pensar na formação de um ser humano crítico e reflexivo na busca pela aprendizagem, conscientização e valorização da arte e da cultura”, destaca o idealizador Pedro Norato.

O FESCETE integra todas as linguagens da arte, abrindo espaço aos estudantes, amadores e profissionais. Idealizado pela TESCOM, a edição de 2018 contará com uma comissão artística que orientará as cenas inscritas nas categorias de teatro adulto, estudantil, mirim e monólogo, de acordo com os espaços culturais disponíveis. 

Para Karla Lacerda, também idealizadora do Festival, o evento é a possibilidade de contribuir para a continuidade e surgimento de novos grupos teatrais. “É a possibilidade de valorizar o processo de criação, buscando um resultado mais eficiente para a montagem final do espetáculo”, destaca.

Durante as apresentações, os orientadores técnicos e popular irão mencionar os destaques de cada categoria competitiva com troféus e menções honrosas. Além disso, acontecerá também o 4º Concurso Estudantil de Poesia, valorizando os talentos de nossa região.

Os números são notórios na trajetória do Fescete.  Ao longo destes 21 anos, cerca de 193.700 mil espectadores, mais de 1.500 apresentações artísticas com cenas e espetáculos em mostras competitivas e convidadas. Somente na última edição, foram mais de 100 ações artísticas. Durante seu histórico, gerações de artistas despontaram no evento.

Este ano, o FESCETE marca uma diferente forma de caminhar pela arte genuinamente coletiva, que é o teatro. Nessa diversidade que ele se acomoda, o festival vem verticalizar seu olhar nas partes que formam esse todo. Singularidade é a temática que vai permear esta 22ª edição. Dentro do pensamento singular, o festival busca a originalidade e as excentricidades individuais como verdades parciais contextualizadas no coletivo a que pertencem. Por essa razão, neste ano, o FESCETE terá como homenageada, a atriz e diretora santista Renata Zhaneta. 

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos/Secretaria de Cultura e conta com o patrocínio da Codesp.

Solidariedade

Pelo sexto ano, o FESCETE abraça e apoia o GAPA / Baixada Santista na luta pela vida e pela prevenção da AIDS.  Artistas entrarão na cena teatral com intervenções e ações preventivas (distribuição de camisinhas e arrecadação de alimentos enlatados) na busca da união de esforços contra a AIDS.

O festival também aceitará doações de novelos de lã para mantas e lãs especiais que serão doadas para as voluntárias do ‘Quadradinhos de amor’.