Ação antitabaco será realizada na próxima terça em frente à Santa Casa de Santos

A campanha antecede ao Dia Mundial Sem Tabaco, e visa alertar a população sobre as complicações e doenças decorrentes do vício de fumar

25 MAI 2018 • POR • 22h18
O cigarro pode destruir células de diversos órgãos do nosso corpo e causar cerca de 50 doenças - Agência Brasil

A lista extensa de males que são provocados pelo cigarro e a preocupação com a saúde da população motivou a Santa Casa de Santos a realizar a ação antitabaco que acontece na terça-feira (29), das 10h às 16h, em frente ao hospital, com os apoios do Plano Santa Casa Saúde e Santa Saúde Consultas.

A campanha antecede ao Dia Mundial Sem Tabaco, e visa alertar a população sobre as complicações e doenças decorrentes do vício de fumar. Para isso, profissionais de saúde estarão à disposição da comunidade, aferindo pressão arterial, checando as taxas de glicose, e realizando espirometria – o teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira. Médicos pneumologistas também estarão no local prestando informações sobre os riscos do tabaco para a saúde.

O cigarro pode destruir células de diversos órgãos do nosso corpo e causar cerca de 50 doenças. A cada vez que um indivíduo traga o cigarro, em torno de 4700 substâncias tóxicas são ingeridas, e dentre elas, três são as mais nocivas: a nicotina, que provoca dependência, o monóxido de carbono, que reduz a oxigenação sanguínea que é levada para o corpo, e o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio. Dentre os órgãos que são mais afetados estão o coração e o pulmão.    

Para participar da ação, basta comparecer no dia 29 de maio, das 10h às 16h, no posto exclusivo montado em frente à Santa Casa de Santos, avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, nº 50 - Jabaquara – Santos.