Polícia Militar reduz ronda para economizar combustível

Normalmente, um veículo da PM fica 40 minutos rodando e outros 20 estacionado. Para economizar combustível, o tempo parado será ampliado em 50%

25 MAI 2018 • POR • 08h20
Questionada, a Secretaria da Segurança Pública negou 'paralisação de viaturas por falta de abastecimento' - Luiz Torres/Arquivo DL

Um possível colapso de desabastecimento de combustível no estado de São Paulo por causa do protesto dos caminhoneiros levou a Polícia Militar a implantar um esquema especial de racionamento que inclui a redução do patrulhamento pelas ruas.

A cúpula da corporação decidiu tarde de ontem, quando os caminheiros entraram em seu quarto dia de greve, que as viaturas ficarão agora mais tempo estacionadas em pontos de patrulhamento. Normalmente, definido esse ponto de atuação, o veículo da PM fica 40 minutos rodando e outros 20 minutos estacionado. Agora, para economizar combustível, o tempo parado será ampliado em 50%, sendo 30 minutos em ronda e 30 minutos estacionado.

Baixada e Vale

Questionada pelo Diário do Litoral sobre mudanças no patrulhamento da PM na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) negou “paralisação de viaturas por falta de abastecimento” e disse que acompanha desde o dia 21 a paralisação de caminhoneiros no estado.

Frota

A Polícia Militar de São Paulo tem uma frota de 18.500 veículos espalhados pelo estado, incluindo os Bombeiros.

Outra medida emergencial é a suspensão, até segunda ordem, de todos os serviços burocráticos sem urgência, como entrega de documentos -privilegiando, assim, todo o combustível disponível para o serviço de ­patrulhamento.

Os carros da corporação são abastecidos em postos comuns, com cartão de abastecimento (como cartão de crédito), mas possuem estoques emergenciais em unidades específicas em cada região do estado. Além disso, o comando das regiões tem contato com as distribuidoras para evitar o desabastecimento da frota. A PM também mantém esquema de escolta para entrega de combustível nos aeroportos.