'Mais Alfabetização' começa em 20 escolas de Guarujá agora em junho

Programa visa favorecer os níveis de escrita, leitura e matemática; inscrições abertas para assistentes de alfabetização

18 MAI 2018 • POR • 20h50

Com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos da educação básica, a Prefeitura de Guarujá deve iniciar em junho, o "Mais Alfabetização", do Governo Federal. Serão 20 escolas da rede municipal beneficiadas com o Programa, que ocorrerá por seis meses.

Para implantação, a Secretaria de Educação realizará processo seletivo para contratação de assistentes de apoio. Inscrições já estão abertas e encerram no próximo dia 23. O Programa segue as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – aprovada no ano passado – e que estabelece que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o 2º do ensino fundamental.

O cenário atual, de acordo com a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, indica que 55% das crianças do País, que concluem o 3º ano apresentam desempenho insuficiente para leitura e, 54% em matemática. Desta forma, mais da metade das crianças brasileiras não tem direito de aprender garantido.

Para implementar o "Mais Alfabetização" nas unidades, a Prefeitura fará a contratação de assistentes de apoio, por meio de processo seletivo simplificado. As inscrições já estão abertas e prosseguem até a próxima quarta-feira (23). Os profissionais precisam ter ensino superior em pedagogia/licenciatura, seja completo ou cursando. Os selecionados receberão uma bolsa mensal conforme carga horária. Mais informações abaixo.

Deste modo, em sala de aula os professores contarão com apoio técnico do assistente de alfabetização em cada turma. Esses profissionais vão poder ficar por cinco horas semanais, no suporte aos professores. Guarujá aderiu ao Mais Alfabetização em fevereiro deste ano.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, o foco do Programa é fortalecer ainda mais as escolas. "Vamos favorecer o desenvolvimento dos níveis escrita, leitura, e de matemática no 1º e 2º do ensino fundamental, apoiando as escolas em uma fase importante", declarou.

O MEC vai colaborar com a Prefeitura no processo de capacitação desses assistentes de apoio, que auxiliarão o professor com crianças que precisam de ajuda, seja nas atividades ou desempenho, sem substituir a figura do docente em sala de aula.

Por meio desse reforço pedagógico é que as crianças desenvolverão suas competências e habilidades, até o final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa visa ainda evitar reprovações ou o abandono escolar por parte dos alunos da educação básica.

Com o Programa, as escolas beneficiadas terão o monitoramento das atividades e avaliações de desempenho dos estudantes, sob o ponto de vista que cada aluno se desenvolve de maneira e tempo diferentes, seguindo as características de cada aluno.

Processo seletivo simplificado

As inscrições começaram no último dia 17 e para se inscrever os candidatos podem acessar o edital através do http://www.guaruja.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/12-05-2018.pdf, e os formulários no: http://www.guaruja.sp.gov.br/index.php/processo-seletivo-programa-mais-alfabetizacao/.