Medalha Quintino de Lacerda reconhece luta por igualdade e direitos

Dentro da lotada Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, a corredora Maria dos Remédios Castro, entre outros, foi condecorada com a honraria

18 MAI 2018 • POR • 17h38
A Prefeitura realizou, na noite de quinta (17), a entrega da Medalha Quintino de Lacerda - Divulgação/PMS

Em reconhecimento a pessoas e instituições engajadas na defesa de direitos de afrodescendentes e dedicadas a promover a igualdade, a Prefeitura realizou, na noite de quinta (17), a entrega da Medalha Quintino de Lacerda.

Dentro da lotada Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, foram condecorados a corredora Maria dos Remédios Castro, que morreu no último dia 9, aos 48 anos, o empresário Geraldo César Pierotti, a professora Eliane Souza Almeida, o advogado Fábio Rodrigues, a empresa Cine Roxy, as lojas Couraça e Rochedo, a Associação Amigos do Projeto Guri, o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social de Santos (Camps) e o Movimento Inter-Religioso pela Cidadania de Santos.

Presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista destacou que a Cidade apresenta avanços na questão da igualdade, mas que "ainda há muito trabalho a ser feito em toda a sociedade e em todos os âmbitos de governo". A instituição responde pela outorga, ao lado da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Irmã de Maria dos Remédios e falando em nome da família da homenageada, Maria dos Anjos disse que a atleta, que venceu cinco vezes o Campeonato Santista de Pedestrianismo, sempre procurou lutar contra as desigualdades; "criou um projeto de dança para mulheres, realizou muitos sonhos e ajudou muitas pessoas".

A cerimônia contou com apresentação do coral infantil e grupo de violões do Projeto Guri.