Hollande e Zapatero defendem libertação e candidatura de Lula

Os líderes europeus chamam de apressada a prisão do ex-presidente

15 MAI 2018 • POR • 22h18
François Holland é ex-presidente da França - Associated Press

O ex-presidente da França François Hollande e o presidente da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero assinaram documento divulgado nesta terça-feira (15) em favor da libertação e candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas próximas eleições.

O texto também é endossado pelo ex-primeiro-ministro da Bélgica Elio Di Rupo, além de três ex-presidentes do conselho de ministros da Itália: Enrico Letta, Massimo DÁlema e Romano Prodi.

No documento, publicado no site oficial do ex-presidente, os líderes europeus chamam de apressada a prisão do de Lula, afirmando que o petista é incansável arquiteto da redução das desigualdades no Brasil.

"O impeachment de Dilma Rousseff, eleita democraticamente por seu povo e cuja integridade nunca foi questionada, já era uma preocupação séria. A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes", diz o texto.

E conclui: "Nós solenemente solicitamos que o presidente Lula possa se submeter livremente ao sufrágio do povo brasileiro".