Guarujá realiza Operação Dia das Mães a partir desta quarta-feira

Ação visa reforçar a segurança junto ao comércio local, além de coibir atuação do comércio irregular

8 MAI 2018 • POR • 21h00

Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos comerciantes e munícipes, a partir desta quarta-feira (09) até domingo (13), a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), realiza a Operação Dia das Mães.

A ação acontece das 9 às 21 horas de quarta a sábado e, no domingo, das 9 às 14 horas e será realizada em conjunto pelas forças de segurança do município, Guarda Civil Municipal (GCM), equipe da Força Tarefa e Polícia Militar, além de contar com fiscais da Secretaria de Finanças, que estarão atuando na fiscalização de comércio e agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran).

Durante a iniciativa haverá reforço de policiais militares junto ao comércio da Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho e imediações. A GCM disponibilizará uma Base Móvel durante todos os dias da operação, além de patrulhamento para preservação e manutenção da ordem pública.

Nesse período, em que há uma movimentação maior no comércio local, além do reforço na segurança, a operação busca coibir a ação de comerciantes clandestinos no município, inclusive atendendo solicitação da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

"Além da nossa constante preocupação com a segurança no município, essa operação atende também um pedido dos órgãos que representam os comerciantes da nossa Cidade, já que o comércio clandestino prejudica aqueles que trabalham corretamente", ressalta o secretário de Defesa e Convivência Social. Luiz Cláudio Venâncio Alves.

Estarão envolvidos durante a operação, 32 homens da Força Tarefa, 60 GCMs, além de 50 policiais militares e seis fiscais da Secretaria de Finanças por dia. O comércio do centro de Guarujá também receberá atenção. "Iremos manter ainda o patrulhamento com vistas ao comércio da região de Pitangueiras e adjacências", explica o comandante da Guarda Municipal, Vitor Alves.

Os representantes dos comerciantes aprovam a parceria, que promove a integração da sociedade civil organizada. "A operação fortalece ainda mais o competitivo comércio de Vicente de Carvalho e Guarujá, que tem horário diferenciado, oferecendo maior tranqüilidade aos empresários e população", lembra Orlando João de Souza Júnior, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarujá (CDL). Já para Carmen Gomes, gerente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) "a iniciativa só vem agregar, principalmente ao empresário, pois se sente mais seguro, já que a questão da segurança é uma preocupação constante".  

Para o secretário adjunto de Finanças, Walter Carrera, diz que essa ação é importante para coibir o comércio irregular. "Com a fiscalização estamos fomentando o comércio fixo, valorizando os comerciantes devidamente cadastrados na Prefeitura", explica. "A fiscalização coíbe os comerciantes clandestinos, cuja atividade prejudica o desenvolvimento do comércio local e impacta na segurança, em razão da desordem que eles geram", ressalta a diretora da Força Tarefa, Ana Valéria Amorim.