Operação Verão da Ecovias começa no dia 20 de dezembro

Pela previsão da concessionária, até 4,8 milhões de veículos devem passar pelo Sistema Anchieta-Imigrantes em direção ao Litoral.

10 DEZ 2012 • POR • 16h30

A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que entre 2,9 e 4,8 milhões de veículos desçam a serra em direção ao Litoral no período da chamada Operação Verão, que entrará em vigor no dia 20 de dezembro e se estenderá até o dia 24 de fevereiro.

A expectativa é de que tráfego aumente, sobretudo, para as festas de final de ano. Na semana do Natal, entre os dias 20 e 26 de dezembro, são esperados entre 320 e 495 mil veículos, enquanto no Ano Novo a estimativa está entre 453 a 665 mil veículos viajando em direção às praias da Baixada Santista no período de 27 de dezembro a 2 de janeiro.

Com o objetivo de garantir melhor fluidez e a segurança dos motoristas, serão montadas operações especiais durante os períodos de pico. Nessas ocasiões, a concessionária disponibiliza um número maior de faixas no sentido que apresenta maior demanda de tráfego.

Para o Natal, o período de maior movimento no sentido Litoral deve ser no sábado, dia 22 de dezembro, quando a Ecovias colocará em vigor a Operação Descida, com sete faixas funcionando no sentido Litoral e três faixas no sentido São Paulo. Nessa operação, a pista norte da Anchieta, que normalmente opera no sentido São Paulo, é invertida e é usada também para descida.

No dia de Natal, na terça-feira, dia 25, é esperada uma contagem alta de veículos trafegando nos dois sentidos das rodovias das 16h às 2h, por isso, a operação prevista é subida pelas duas pistas da Imigrantes, totalizando seis faixas, e a descida pelas duas pistas da Anchieta, num total de quatro faixas.  

A partir de quarta-feira, dia 26, a concessionária prevê que o fluxo de veículos seja mais intenso no sentido Litoral. Para atender essa demanda, até o dia 30 de dezembro, o Sistema Anchieta-Imigrantes vai operar na maior parte do tempo em Operação Descida, com sete faixas para descer e três para subir (veja quadro de operações especiais abaixo).

De acordo com as previsões da empresa, o movimento de retorno dos usuários deve começar logo depois da virada do ano, já no início da madrugada, e se estenderá até a meia-noite de quarta-feira, dia 2. A Operação Subida, com oito faixas funcionando no sentido São Paulo e duas faixas operando para o Litoral, será montada a partir de 1h do dia 1º e só deve ser desmontada às 24h do dia 2 de janeiro. Nessa operação, a pista sul da Rodovia dos Imigrantes, que normalmente funciona para descida, tem seu sentido invertido e é colocada também na direção da Capital.