Descredenciamento de 362 estudantes é suspenso em Cubatão

O descredenciamento passaria a vigorar ontem, e o adiamento foi anunciado pela manhã, pelo secretário de Educação, Pedro de Sá

11 ABR 2018 • POR • 08h40
Adiamento foi anunciado pelo secretário de Educação, Pedro de Sá, em reunião com representantes dos universitários, o prefeito Ademário Oliveira e os vereadores Erika Verçosa e Márcio Nascimento - Divulgação/PMC

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu, até o dia 30, o descredenciamento dos 362 usuários do transporte universitário que não utilizaram o sistema em três ou mais dias da semana durante o mês de março. Essas ausências foram apontadas durante monitoramento feito por assessores do órgão.

O descredenciamento passaria a vigorar ontem, e o adiamento foi anunciado pela manhã, pelo secretário de Educação, Pedro de Sá, durante reunião com representantes dos universitários, da qual participaram o prefeito Ademário Oliveira e os vereadores Erika Verçosa e Márcio Silva Nascimento, o Marcinho, e membros da Comissão de Educação da Câmara.

Decidiu-se, também, que os estudantes relacionados poderão apresentar recursos até a sexta-feira (13), das 9 às 16h, no Serviço de Bolsas e Passes da secretaria (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro) ou via email educacao@cubatao.sp.gov.br. O formulário do requerimento está disponível em http://bit.ly/RecursoTranspUniv.

Até o dia 18, serão divulgados os resultados das análises destes recursos, durante reunião marcada para as 15h, no Paço Municpal Piaçaguera - na qual serão analisadas, também, demais pendências e propostas relacionadas ao assunto.

O prefeito afirmou que a administração municipal está desenvolvendo gestões no sentido de que a empresa responsável pelo transporte implante o controle eletrônico dos usuários, o que reduzirá bastante as falhas na fiscalização de frequência.

Cubatão é a única cidade da Baixada onde o transporte universitário é totalmente custeado com recursos da Prefeitura. São 21 ônibus, que transportam 900 universitários às unidades de ensino superior da região.

Atualmente, 360 estudantes estão na lista de espera de credenciamento. A constatação de que muitos veículos estavam circulando com baixa frequência levou à criação de uma força-tarefa para fiscalização, a qual constatou, em março, faltas frequentes de 362 estudantes.

Cada estudante que é descredenciado abre vaga para um universitário da fila de espera.