Procon realiza Operação Semana Santa

A iniciativa começou na última segunda-feira (19) e já orientou 33 boxes na Rua do Peixe e Mercado de Peixe (Ponta da Praia)

22 MAR 2018 • POR • 15h31
Nos próximos dias, os fiscais visitam mercados, shoppings e lojas de rua - Susan Hortas/PMS

Devido à proximidade da Páscoa, o Procon-Santos realiza até o próximo dia 28 a Operação Semana Santa, com objetivo de intensificar a fiscalização no comércio de pescados e ovos de Páscoa. A iniciativa começou na última segunda-feira (19) e já orientou 33 boxes na Rua do Peixe e Mercado de Peixe (Ponta da Praia).

O coordenador do órgão, Rafael Quaresma, explica que o foco é instruir sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor. Uma orientação básica, por exemplo, é não pesar o peixe com gelo. "Outro detalhe importante, é que o vendedor precisa saber a origem do animal, principalmente os de cativeiro".

Sobre os ovos de chocolate, Rafael explica que as observações são feitas no modo de armazenagem, pesagem, temperatura e informações na embalagem.

O coordenador aconselha o consumidor a pesquisar bastante antes de comprar. "Verificamos diferença de preço de até 50% para o mesmo ovo de Páscoa, em lojas diferentes".
No ano passado, no período da Páscoa, dois estabelecimentos foram autuados por irregularidades na comercialização dos ovos de chocolate.

Nos próximos dias, os fiscais visitam mercados, shoppings e lojas de rua.