Carnabanda 2019 terá novidades

O secretário municipal de Cultura, Rafael Leal, anunciou medidas que visam o incremento da organização do evento

22 MAR 2018 • POR • 13h41
Carnabanda 2019 terá novidades - Francisco Arrais/PMS

Um carnaval de rua com mais segurança, alegria e organização. Estes foram os temas abordados na audiência pública realizada na noite de terça-feira (21), na Câmara Municipal, que discutiu melhorias nos desfiles das bandas carnavalescas para o próximo ano.

O encontro teve a presença de vereadores, deputados estaduais, representantes das bandas e integrantes das secretarias municipais de Cultura e Turismo, além de representantes da Guarda Municipal.

Depois de cerca de quatro horas de debates e explanações, o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal, anunciou medidas que visam o incremento da organização dos desfiles do Carnabanda para 2019. Atendendo a reivindicação dos representantes das bandas, a Prefeitura irá disponibilizar quatro banheiros químicos por desfiles, ampliará a fiscalização para coibir o comércio irregular de ambulantes e também irá analisar a ampliação do horário dos desfiles em uma hora.

Os vereadores e os representantes das bandas solicitaram alterações no decreto 7950, que regulamenta o Carnabanda. "Vamos montar um grupo de trabalho envolvendo integrantes das bandas e representantes da Prefeitura, Câmara, Guarda Municipal e CET para debater o que pode ser melhorado na normativa, sempre priorizando a segurança das pessoas no carnaval", disse Leal.

Ainda segundo o secretário, está totalmente descartada a possibilidade de mudança do local dos desfiles das bandas para espaços fechados. "As bandas vão continuar desfilando em seus bairros e para sua comunidade".