Mortes no trânsito aumentam 10% em fevereiro na Baixada Santista

Foram 22 casos em fevereiro deste ano ante 20 no mesmo mês do ano passado, segundo dados do Infosiga divulgados nesta segunda-feira (19)

19 MAR 2018 • POR • 17h31
Na manhã de 16 de fevereiro, um motorista de 40 anos morreu após acidente na Avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão, em Santos - Diário do Litoral

As mortes no trânsito na Baixada Santista aumentaram 10% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 22 casos ante 20, conforme dados do Infosiga, do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, divulgados nesta segunda-feira (19).

Reportagem do Diário do Litoral publicada neste domingo (18) mostrou que os acidentes no trânsito mataram mais pessoas em 2017 e 2016 do que a violência pública:  respectivamente 570 casos ante 339.

A cidade com mais mortes no trânsito em fevereiro deste ano na Baixada foi Santos, com cinco casos. Na sequência vieram Cubatão, Guarujá e São Vicente com quatro óbitos cada. Peruíbe teve duas mortes, enquanto Praia Grande, Bertioga e Itanhaém tiveram uma morte cada. Mongaguá não teve fatalidades no trânsito.

Em fevereiro do ano passado a cidade da região com maior número de óbitos foi Praia Grande, com cinco casos. A cidade foi seguida por Itanhaém, com quatro; São Vicente e Bertioga, com três cada; Cubatão e Peruíbe, com dois cada, e Santos, com um. Mongaguá e Guarujá não tiveram registros de óbitos em acidentes naquele período.

Estado tem queda

O Estado de São Paulo registrou em fevereiro o menor número de óbitos desde 2015, quando teve início o levantamento do Infosiga. Neste mês foram registradas 374 vítimas de acidentes de trânsito, redução de -10,1% na comparação com o mesmo período de 2017 (416 ocorrências).

"É inegável que os números estão ainda longe do ideal, mas as reduções são um indicativo importante e mostram que a sociedade está se mobilizando em prol da segurança no trânsito", afirma a coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Silvia Lisboa.

Entre as bases de dados do Governo do Estado, o Infosiga SP já é a segundo mais acessada, atrás apenas do Infocrim – Informações Criminais, de acordo com levantamento Governo Aberto SP, realizado pela Ouvidoria Geral do Estado.

"A segurança no trânsito entrou definitivamente na pauta do Estado e do país, com a sociedade engajada na busca por soluções para uma mobilidade mais segura", afirma o governador Geraldo Alckmin (PSDB).