Mongaguá realiza 9ª Procissão de Iemanjá neste sábado

Organizador do evento, o babalorixá Sérgio d’Odé destaca que a procissão terá a participação de lideranças religiosas da Capital e de toda a Baixada

2 FEV 2018 • POR • 12h30
A 9ª Procissão de Iemanjá será realizada neste sábado - Divulgação/PMM

Neste sábado (3), será realizada a 9ª Procissão de Iemanjá, promovida pela Casa de Cultura Afro-brasileira (Ile Axé Efon Odé Ojú Okàn), que fica na Avenida Dom Pedro I, 1.974 – Itaguaí, local onde será a concentração do evento, às 15 horas. No candomblé, a celebração a Iemanjá é feita dia 2 de fevereiro.

Organizador do evento, o babalorixá Sérgio d’Odé destaca que a procissão terá a participação de lideranças religiosas da Capital e de toda a Baixada Santista. “É um resgate da cultura afro-brasileira, trazida pelos negros que foram escravizados. É a celebração de um dos orixás mais cultuados do Brasil.”

A procissão, que tem o apoio da prefeitura e deve reunir aproximadamente 200 religiosos, seguirá toda a extensão da Avenida Dom Pedro I, até a Avenida Monteiro Lobato, depois vai para o trevo de Agenor de Campos. Depois se dispersa para atravessar a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e se reúne na esquina da Avenida Sorocabana, com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, destinando-se à orla, na Avenida Governador Mário Covas Jr.

O destino final é a imagem de Iemanjá, no complexo da Plataforma de Pesca, local onde será realizada uma celebração com reza, música e dança. Depois, os religiosos levarão as oferendas para uma lancha, que as levará para alto-mar.

Os interessados apenas em fazer oferendas, podem se dirigir diretamente à imagem, às 17 horas, horário que ofertas serão organizadas.

Para finalizar o evento, será realizado um jantar de confraternização na Casa de Cultura, da mesma forma que ocorria nas senzalas.