Sabesp se une ao TJ para facilitar negociação de dívidas com clientes

Objetivo é fechar acordo com as famílias que tenham contas antigas em atraso para evitar ação judicial, de forma gratuita e sem necessidade de advogados

25 NOV 2017 • POR • 22h30
Os clientes da Sabesp que tenham contas antigas (até dezembro de 2016) em atraso poderão ficar em dia com a Companhia - Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

A Sabesp participa, em conjunto com o Tribunal de Justiça, da Semana  Nacional da Conciliação.  Entre  o  dia  27 de novembro e 1º de dezembro  foram programadas audiências, em todas as regiões do Estado, com clientes  que  estejam  em débito com a companhia e assim possam firmar um acordo com a estatal, evitando briga judicial.

Os clientes da Sabesp que tenham contas antigas (até dezembro de 2016) em atraso poderão ficar em dia com a Companhia. O mesmo vale para moradores que  não estão ligados à rede de esgoto, mesmo tendo a tubulação na porta do  imóvel – nesses casos a conexão é obrigatória por lei, e quem não se liga acaba jogando o esgoto em rios, represas ou praias.

Caso o cliente tenha conta em atraso, não tenha sido convidado a negociar pelo TJ e quiser  negociar,  deverá procurar a agência mais próxima, em tempo  hábil  para  que  consiga uma audiência. O endereço da agência de atendimento da Sabesp mais próxima aparece na conta de água.

Esta é uma campanha do Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os Tribunais de justiça de todos  os Estados do país, para que órgãos e empresas públicas ou privadas promovam a negociação de débitos.

Neste ano, a Sabesp  selecionou os clientes com pendências para que o Tribunal  de Justiça fizesse o convite por carta. As negociações ocorrerão nos Centros  Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de cada  região. Ao todo são 207 centros participando. Toda audiência contará com um representante da Sabesp.

O objetivo do evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, é manter uma boa relação entre o cliente e a prestadora de serviço, para isso a conciliação evita que quaisquer coisas se transformem em um embate judicial. Tudo isso de forma gratuita e sem a necessidade de um advogado.

A Sabesp participa dessa iniciativa desde 2006 e tem conseguido fechar acordos com os clientes, eliminando a dívida para essas famílias.

Considerada uma  prática mais econômica por evitar gastos com documentos, produção de provas,  deslocamentos aos fóruns e até mesmo com advogados, todos os acordos obtidos por meio da conciliação têm validade jurídica.

Quem quiser saber se possui débitos com a Sabesp pode acessar a Agência Virtual pelo site www.sabesp.com.br ou telefonar para os números 195 ou 0800-011-9911   (capital,   Grande  São  Paulo  e  Região  Bragantina)  ou 0800-055-0195 (interior e litoral).