5 exames médicos que precisam ser feitos em 2017

Médico indica os procedimentos necessários para quem quer cuidar da saúde

4 NOV 2017 • POR • 19h30
'A saúde também deve estar na lista de prioridades das pessoas', explica o Dr. Giovani - Divulgação

O último trimestre de 2017 já começou e, antes que o ano chegue ao fim, há cinco exames importantes que devem ser feitos por homens e mulheres nos próximos meses. Dr. Giovani Moeckel Carvalho, médico responsável pelo HCJ Especialidades Médicas, indica os procedimentos necessários para quem quer cuidar da saúde:

Ultrassonografia da mama – é um exame complementar à mamografia e analisa o tecido mamário para detectar possíveis lesões. O médico solicita o exame em casos específicos, como mamas radiologicamente densas e com assimetrias. É fundamental para auxiliar na biópsia, porque identifica tamanho, localização e outras características da lesão. Em média, o procedimento dura 30 minutos.

Mamografia – é obrigatória a partir dos 40 anos e deve fazer parte dos exames de rotinas das mulheres. É o principal meio para detectar precocemente o câncer de mama, que se identificado na fase inicial há mais de 95% de chance de cura. Microcalcificações, distorções mamárias e mamas densas assimétricas podem ser sinais da doença. Além da neoplasia maligna, como é chamado é o câncer de mama, o exame também indica se há inflamações e cistos.

Papanicolau – é um exame preventivo, indicando se há lesões pré-cancerosas e que podem ser retiradas antes de virar um tumor. No consultório, é feita a coleta de material com os equipamentos adequados pelo ginecologista e, feito isso, é enviado para um laboratório fazer análise completa. Em 2016, mais de 16 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de colo de útero.

Próstata – exame de sangue que avalia o hormônio PSA, toque retal, ultrassonografia, medição do jato de urina, exame de urina de laboratório e biópsia são os procedimentos mais comuns para identificar inflamação ou câncer. O urologista ou proctologista é o especialista responsável por verificar se a próstata está aumentada. O exame deve ser feito uma vez por ano a partir dos 45 anos. Se o paciente tiver casos de câncer na família, o exame deve ser feito a partir dos 40 anos.

Colesterol total e frações – mede as taxas de colesterol e suas frações na corrente sanguínea, que são: HDL, conhecimento como “colesterol bom”; LDL, ou “colesterol ruim”; e triglicerídeos. O médico avalia e detecta os riscos de doenças cardiovasculares de acordo com as taxas e, se necessário, indica medidas que devem ser seguidas pelo paciente para sua redução, como mudança na alimentação e atividade física.

“A saúde também deve estar na lista de prioridades das pessoas, independentemente de sexo e idade. Tantas promessas e metas são estipuladas para encerrar ou começar um ano, porque não colocar esses cuidados entre elas?”, questiona Dr. Giovani.