Guardas municipais de Guarujá já podem portar arma de fogo

Exame psicológico e treinamento dos guardas devem ser concluídos até o início do verão

26 OUT 2017 • POR • 10h00
Os guardas civis municipais estão fazendo exame psicológico e treinamento - Divulgação/PMG

Os guardas civis municipais de Guarujá já podem portar armas de fogo. Decreto neste sentido foi publicado ontem no Diário Oficial do Município pelo prefeito Válter Suman (PSB), regulamentando o uso, baseado, entre outras leis, no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014). Guarujá é a terceira cidade de região a armar sua guarda. Praia Grande e São Vicente já haviam adotado a medida.

Entre os diversos artigos, o decreto prevê que para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semiautomáticas.

O profissional também será submetido a requalificação profissional com, no mínimo, 80 horas por ano. O planejamento e a execução do treinamento serão de competência da GCM.

O prefeito anunciou o decreto à corporação na noite de terça-feira (24), durante a abertura da Semana da Guarda, no Teatro Procópio Ferreira, que contou com uma extensa programação em homenagem aos homens que estão na ativa e aos que já se foram. “A farda torna vocês um alvo, e estamos trabalhando para que tenham melhores condições no exercício do ofício. O decreto é um passo importante nesse sentido”, disse o chefe do Executivo.

O mesmo afirma o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves, ressaltando os próximos passos para a concretização do armamento. “Uma parte da guarda já passou por exame psicológico e outros também vão fazer. Depois tem o treinamento em centro especializado, assinatura de um convênio com a Polícia Federal e por fim procedimentos administrativos. Se correr tudo dentro do que estamos planejando, a expectativa é finalizar essas etapas até o início da temporada de verão”, afirma o titular da pasta.

Celebração

A celebração do 18º aniversário da GCM continua até sábado. Ontem, os guardas civis municipais participam de atividades culturais que envolvem teatro e cinema. Já hoje, às 9 horas, haverá um campeonato interno de futebol no Grêmio dos Funcionários Públicos (Rua Ranulfo Veríssimo, 50 – Jardim Las Palmas).

Na sexta (27), às 10 horas, palestras sobre Educação Financeira e Saúde Funcional na sede da GCM (Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria) e no sábado (28), também às 10 horas, apresentação do Canil no mesmo local.

A Guarda Municipal foi criada pela Lei 2730, de 26 de outubro de 1999, com o objetivo de zelar pelos próprios públicos e colaborar com a preservação da ordem e da segurança pública. A primeira turma iniciou suas atividades em 19 de abril de 2000.