Mostra Cine Debate acontece na quinta-feira no Valongo Festival Internacional da Imagem 2017

Os debatedores da estreia do projeto serão o cientista político Rafael Moreira, o assistente social Leonel Lobo, cineasta Dino Menezes, o psicólogo Arlindo Cândido e a psicóloga Danny Stazack

2 OUT 2017 • POR • 14h37
Dois filmes do cineasta santista Dino Menezes serão exibidos, com os temas sobre exclusão social e saúde mental - Divulgação

A Mostra Cine Debate será realizada na próxima quinta-feira (5), dentro do Valongo Festival Internacional de Imagem, na Cadeia Velha, das 21h30 às 23h30, no Centro Histórico de Santos. Com a apresentação de documentários e debates com cineastas, acadêmicos e envolvidos nas questões, o projeto visa discutir e debater os problemas da sociedade através do cinema.

Dois filmes do cineasta santista Dino Menezes serão exibidos, com os temas sobre exclusão social e saúde mental. Um filme é o “Noisdarua”, uma homenagem aos 80 anos do dramaturgo santista Plínio Marcos. O filme foi produzido a partir de uma passeata de moradores de rua. Um mergulho no mundo dos excluídos, invisíveis a uma sociedade cega e a um sistema excludente. O outro filme é "Luz, Câmera, Inclusão...”, sobre a Luta Antimanicomial", que faz uma viagem de volta à década de 1980 para contar a história da Casa de Saúde Anchieta, em Santos, que naquela época ficou conhecida como Casa dos Horrores. O lugar era um retrato do abandono e descaso dos manicômios espalhados pelo Brasil, sempre marcados pela superlotação, falta de profissionais, maus-tratos.

Os debatedores da estreia do projeto serão o cientista político Rafael Moreira, o assistente social Leonel Lobo, cineasta Dino Menezes, o psicólogo Arlindo Cândido e a psicóloga Danny Stazack.

O projeto é uma realização da Dino Filmes e conta com o apoio cultural do MISS (Museu da Imagem e do Som) e Prefeitura de Santos.

A programação completa pode ser conferida em https://valongo.com/territorios-parcerias/.