Pronatec de Guarujá é referência para outras cidades

Programa aplicado em Guarujá é destacado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

10 MAI 2013 • POR • 19h25

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido em Guarujá por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, recebeu a visita de técnicos da Prefeitura de Cubatão na última quinta-feira (9), para conhecer a experiência bem-sucedida da Cidade.

O Pronatec aplicado no Município também foi procurado por assistentes sociais de Guaratinguetá, que estabeleceu contato com Guarujá para levantar dados sobre o programa, por indicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os representantes do Executivo cubatense foram recebidos pela secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Elizabete Gracia da Fonseca, e sua equipe que apresentou as ações do Pronatec na Cidade. O programa oferece cursos de educação profissional e tecnológica e Guarujá foi um dos primeiros municípios a aderir ao Pronatec.

Cerca de 50 integrantes dos programas municipais Jovens no Exercício da Cidadania (JEC) e Comunidade sob nossa Guarda fazem cursos pelo Pronatec no Município. “No ano passado, foram realizados quatro cursos de qualificação pelo Senai e Senac com os usuários do Bolsa Família e a maioria saiu empregado. A prefeita Antonieta tem uma visão de inclusão e tem como meta reduzir a desigualdade social em Guarujá”, ressaltou a secretária Elizabete.

Os servidores públicos de Cubatão foram representados pela assistente social Maria Aparecida da Silva; a assessora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Natália Pereira dos Santos; e o técnico de Proteção Social, Rodrigo de Almeida Andrade. “Viemos conhecer o Pronatec de Guarujá para colher experiências porque vamos implantar na nossa Cidade e o daqui já está em execução”, contou Maria Aparecida.