Cubatão vira palco de grande festa da Cultura Popular

3º ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES. Ação realizada pela Associação Zabelê acontece entre hoje e domingo

27 SET 2017 • POR • 11h10
O Centro de Estudos Africanos da USP também estará na programação, mediando momento de reflexão sobre a Lei 10.639, a qual propõe o ensino da cultura afro e afro-brasileira nas escolas da rede pública - Divulgação

Jongo, Coco, Maracatu e Capoeira. Essas e outras manifestações da cultura popular brasileira se encontrarão em Cubatão ao longo desta semana no 3º Encontro de Culturas Populares da Associação e Grupo Zabelê.
Envolvendo mais de 300 artistas, o projeto será realizado entre hoje e domingo em diversos espaços de Cubatão. Toda a programação é gratuita.

No evento, serão realizadas ações formativas, sessão audiovisual, feira de moda e artesanato, gastronomia e apresentações artísticas. Entre as oficinas de coco e maracatu, haverá espaço para ações de diversos grupos tradicionais da Baixada Santista e Capital, além da Nação de Maracatu Estrela Brilhante (Igarassu/PE), da comunidade de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá/SP) e da Congada de Santa Ifigênia (Mogi das Cruzes/SP).

O Centro de Estudos Africanos da USP também estará na programação, mediando um momento de reflexão sobre a Lei 10.639, a qual propõe o ensino da cultura afro e afro-brasileira junto a agentes culturais, educadores sociais e professores da rede pública. O 3º Encontro de Culturas Populares percorrerá escolas públicas, a Praça da Independência e o Bloco Cultural, com apoio da Prefeitura via secretarias da Educação e da Cultura e colaboração dos 17 grupos envolvidos.

“A principal meta é a validação da diversidade do patrimônio imaterial e a união de grupos criativos dispersos, na finalidade de promover a troca de saberes, a economia criativa, a preservação e a boa utilização de espaços públicos, colocando mestres e grupos da cultura tradicional em contato com o público e com fazedores culturais e artistas populares”, detalha a produtora cultural Juliana Clabunde.