Trump diz na ONU que EUA podem ter que 'destruir' a Coreia do Norte

Ele pediu que os países das Nações Unidas isolem o regime norte-coreano até que este pare com seu 'comportamento hostil'

19 SET 2017 • POR • 17h31
Trump falou na Assembleia Geral da ONU, em Nova York - Associated Press

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (19) que os Estados Unidos podem ser forçados a "destruir totalmente" a Coreia do Norte a não ser que o país desista de suas ameaças nucleares. Ele também disse que o ditador do país, Kim Jong-un, é um "homem-foguete" em uma missão suicida.

Trump falou na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Ele pediu que os países das Nações Unidas isolem o regime norte-coreano até que este pare com seu "comportamento hostil".

O discurso marcou sua mais recente tentativa de promover sua visão de "América em primeiro lugar" para a política externa americana, cujos objetivos seriam diminuir a burocracia global, forjar alianças baseadas em interesses mútuos e afastar Washington de operações de construção de nações estrangeiras.

"Eu defenderei os interesses americanos em primeiro lugar", disse Trump. "Ao cumprir nossas obrigações perante outras nações, nós percebemos que buscar um futuro onde todas as noções sejam soberanas, próperas e seguras é proveitoso para todos".

Em relação ao Irã, Trump chamou o acordo nuclear de 2015, negociado por Barack Obama, de "constrangimento" e indicou que ele poderia não renová-lo em outubro. Trump também afirmou que o Irã é um "Estado-pária falido" que exporta violência.