Educação no trânsito mira uso de celular no carro

‘A minha escolha faz a diferença no trânsito’ é o tema do evento este ano que alerta para, entre outros, os riscos do uso do celular ao volante

19 SET 2017 • POR • 11h30
A semana teve início com distribuição de folhetos educativos sobre posturas corretas ao volante - Rodrigo Montaldi/DL

Teve início ontem e segue até o próximo dia 25, a programação da Semana Nacional do Trânsito, em Santos. Com distribuição de folhetos educativos sobre posturas corretas ao volante e a deflagração da campanha Motorista Nota 10 – Fiscal Kids, a mobilização prossegue com uma série de atividades na Cidade a cargo da CET-Santos. Todas vão dar ênfase ao tema central do evento neste ano: A minha escolha faz a diferença no trânsito.

A entrega do material ocorrerá em cruzamentos semaforizados em vários outros pontos da Cidade (ver quadro).

Até o dia 25, diversas ações serão realizadas e vão envolver ainda pedestres, motociclistas e ciclistas, visando a conscientização por maior segurança viária. Mensagens educativas também serão veiculadas em faixas e busdoor.

Fiscal kids

Para trabalhar a temática da semana nacional com o público infantil, a campanha Motorista Nota 10 – Fiscal Kids vai distribuir aos pequenos talonário semelhante ao usado por agentes de trânsito da companhia. No impresso constam condutas de segurança para que a criança observe se são praticadas pelo motorista e possa ­avaliá-lo.

De acordo com a pontuação apurada pelo “fiscal mirim”, o condutor saberá se dirige de forma segura e respeita a sinalização ou precisa se reciclar quanto às regras de trânsito.    

Atividades com crianças também estão programadas para o evento marcado para o dia 24, na orla, em parceria com Polícia Rodoviária Estadual e a Ecovias. No local haverá teatro e mini pista para a garotada. O público em geral também poderá conferir testes de uso do etilômetro (bafômetro) e a exposição de viaturas e equipamentos­.

Dia Nacional sem ­Carro

Para o Dia Nacional sem Carro (22), foram confeccionados bilhetes do tipo raspadinha para distribuição de brindes (pen-drive, guarda-sol do Programa Faixa Viva, caderno e bloco de nota) a motoristas que derem carona a uma ou mais pessoas. Para adesão à proposta da data, a CET está contatando empresas cadastradas no seu programa de Educação para o Trânsito para que estimulem entre seus colaboradores a carona solidária nesse dia, bem como a caminhada, uso de bicicleta ou transporte público.