Intolerância é mote de espetáculo nacional que abre FESTA 59

‘O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu’ propõe uma reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas pelas minorias

1 SET 2017 • POR • 09h00
‘O que Jesus faria?’ - Peça provoca reflexão ao expor problemas sociais ao mesmo tempo em que emite uma mensagem de amor, perdão e aceitação - Ligia Jardim

E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse travesti? Essa é a questão central de ‘O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu’, espetáculo encenado pela santista Renata Carvalho que abre a 59ª edição do Festival Santista de Teatro.

No histórico palco do Teatro Guarany, em uma mistura de monólogo e contação de histórias, parábolas bíblicas conhecidas serão recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas por transgêneros e minorias em geral.

A peça provoca reflexão ao expor problemas sociais ao mesmo tempo em que emite uma mensagem de amor, perdão e aceitação. A identidade travesti é elemento chave do espetáculo, que busca a transformação do olhar diante de identidades marcadas pelo estigma e pela marginalização.

Renata Carvalho, que interpreta Jesus na montagem, é atriz, professora e ativista santista com 20 anos de carreira no teatro. Sua interpretação oferece à montagem elementos de sua identidade política como travesti ao mesmo tempo em que apresenta uma Jesus brasileira, ambígua e multifacetada. “O que Jesus faria?”, pergunta que norteia desafios morais e dilemas éticos, ganha novos sentidos no espetáculo em um trabalho que busca promover a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.

Ciatas

Exposição fotográfica idealizada pelo fotógrafo do Diário do Litoral Rodrigo Montaldi que comemora o centenário do samba colocando sob os holofotes dez mulheres sambistas da velha guarda santista, responsáveis diretas pela existência e resistência do gênero musical na cidade.

Maracatu

Em um grande cortejo composto por batuqueiros, baianas, porta-estandarte, rei, rainha, vassalo e dama do paço, o Zabelê celebra esta manifestação, tendo a Nação de Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (Pernambuco) como madrinha do grupo que atua na Vila dos Pescadores, em Cubatão.

For All

Festa de cultura popular na Praça dos Andradas. O projeto especialmente criado para o FESTA mistura cultura nordestina com nossa cultura caiçara, além de apoiar a musica autoral e os artistas da região. A manifestação irá contar com a banda Mariaz, apresentando o tradicional forró pé de Serra.