Presidente da Câmara de Santos ‘bate-boca’ com o Diário do Litoral

Jornal obteve denúncia de suposta troca funcional entre o vereador e o deputado Paulo Corrêa Jr.

28 AGO 2017 • POR • 10h00
Apesar de negar qualquer relação de trabalho, foto postada no Facebook mostra Adilson e Osvaldo posando para campanha dentro do estacionamento da Câmara - Divulgação

Uma informação enviada à redação do Diário do Litoral e, depois, confirmada pelos portais da transparência e, parcialmente, por funcionários da Câmara de Santos e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), acabou gerando o descontrole emocional e um bate-boca, com tom de ameaça, por parte do presidente do ­Legislativo Santista, Adilson dos Santos Júnior (PTB), e a Reportagem do Diário do Litoral.

Ela dá conta do seguinte: Erika Roberta Pimentel Alves Corrêa, ex-esposa do deputado Paulo Correa Júnior – PEN, está lotada como assessora parlamentar (cargo comissionado) no Gabinete de Adilson Júnior que, por sua vez, tem seu motorista (ele fala que não é), Osvaldo Luis Costa Neves, lotado como assistente parlamentar (cargo também comissionado) no gabinete do deputado Paulo Correa Jr, na Alesp, de onde provem seu subsídio ­mensal.

O Diário do Litoral não questionou a legitimidade da situação até porque não há impedimento algum. No entanto, Adilson Júnior, após receber o questionamento via assessoria de Imprensa, ligou para a Redação e, mostrando certo descontrole emocional, fez questão de alertar que não existe irregularidade alguma e que Osvaldo Neves não é seu motorista, mas que frequenta a Câmara ­eventualmente, chegando a dar ‘carona’ para ele após visitar seu gabinete e de outros ­vereadores.

Conforme confirmado por dois funcionários do Gabinete e pelo próprio Adilson Júnior (os nomes estão preservados nessa reportagem), Erika Corrêa está de licença maternidade. Osvaldo Neves teve seu nome confirmado como ‘funcionário’ do vereador. Na Alesp, uma funcionária do Gabinete de Paulo Corrêa Júnior disse que o ‘motorista’ estaria em ­Santos, numa extensão do gabinete do deputado­.

Por telefone, Adilson Júnior fez questão de saber com quem a Reportagem havia confirmado a informação em seu Gabinete e, se os dois confirmassem, disse que iria demiti-los. “Você tem prova. Se eles falaram que ele (Osvaldo) é meu motorista, ponho os dois amanhã na rua. O nome deles vai sair no Diário Oficial e serão dois pais de família que perderão o emprego por sua culpa (culpa do repórter). Pense bem nisso antes de publicar”, disse exaltado. O Diário vai acompanhar a situação ­alardeada.

A Reportagem conversou informalmente com alguns funcionários e frequentadores da Câmara que praticamente foram unânimes em dizer que Osvaldo é visto diariamente e em todas as sessões, no estacionamento e outras dependências da Casa Legislativa, em vários horários. A Reportagem chegou a flagrá-lo no plenário, nos corredores e no auditório da Câmara, inclusive, ele saindo com a equipe de Adilson Júnior em horário de almoço. Há fotos dele com o vereador nas redes sociais em momentos de campanha eleitoral.  

Oficialmente

Após o pedido formal de respostas, Adilson Júnior enviou email confirmando que Erika Roberta Pimentel trabalha no gabinete do vereador como assessora parlamentar, estando de licença maternidade com retorno previsto para hoje. Com relação a Osvaldo, “informamos que ele frequenta nosso gabinete articulando nossas demandas junto ao deputado”.

A Assessoria do deputado não mandou versão muito diferente. Confirmou que Erika Roberta (ex-esposa do parlamentar) trabalha para o vereador e que volta hoje. Com relação ao assessor parlamentar Osvaldo, não confirmou a frequência no gabinete de Adilson, mas que está no quadro de funcionários do gabinete, o representando em eventos, realizando reuniões na Baixada Santista. “Além de atender nos três ­escritórios políticos que Corrêa Jr mantém na ­Baixada Santista, tal como ­outros assessores lotados na ­Assembleia”,finaliza nota à Redação.