Baixada Santista recebe equipamentos para tornar biblioteca municipal acessível

Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos à Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim de Itanhaém

24 AGO 2017 • POR • 17h50
Baixada recebe equipamentos para tornar biblioteca municipal acessível às pessoas com deficiência visual - Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, forneceu equipamentos de tecnologia assistiva para a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim de Itanhaém. O projeto Acessibilidade em Bibliotecas é uma parceria firmada através de convênio entre a pasta e o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura em 62 bibliotecas municipais.

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim de Itanhaém recebeu ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.

As beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

As ganhadoras deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.