Santos passa a contar com ônibus 100% elétrico

O novo modelo tem emissão zero de poluentes, baixo nível de ruído e autonomia de 220km e passa a integrar a linha 20 a partir de hoje

22 AGO 2017 • POR • 11h53
Novos veículos passam a integrar a linha 20 - Rodrigo Montaldi/DL

Após colocar em circulação um ônibus híbrido (movido a óleo diesel e energia elétrica), a frota de ônibus municipais de Santos passa a contar à partir desta terça-feira (22) com um veículo totalmente elétrico, movido exclusivamente à bateria.  

O novo modelo tem emissão zero de poluentes, baixo nível de ruído e autonomia de 220km e passa a integrar a linha 20, que roda no trajeto entre as praças Mauá, no Centro, e Independência, no Gonzaga.

Produzido no Brasil, o veículo conta com duas baterias, ambas instaladas no teto. A que alimenta o motor fica na parte traseira e uma segunda - de menor tamanho - na parte dianteira, que podem ser carregadas em até 4 horas. 

O ônibus conta também com piso rebaixado para acessibilidade, ar-condicionado, internet Wi-fi e sistema de monitoramento de câmeras, que entre outras vantagens, permite ao motorista melhor visualizaçao no embarque e desembarque dos passageiros. 

O novo modelo de transporte foi desenvolvido pela Volare, unidade de negócio da Marcopo, com tecnologia de motorização e baeria da BYD. 

Trólebus voltam a circulação 

Desativados há pouco mais de um ano em razão das obras de implantação do VLT, os tracionais trólebus da linha 20 voltam a operar gradativamente também à partir de hoje. 

Para isso, foi necessária a instalação de uma peça no cruzamento das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, que permite o uso da rede aérea pelos dois modais - o VLT e o elétrico. 

O equipamento foi importado da República Tcheca e adquirido pela EMTU ao custo de R$75 mil. 

Com isso, Santos torna-se a primeira cidade da América Latina a compartilhar os dois sistemas de transporte coletivo num mesmo ponto.