PM-SP usa bombas de gás para dispersar usuários de drogas na Cracolândia

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse, em nota, os policiais militares que faziam patrulhamento na região quando se depararam com um princípio de tumulto

15 AGO 2017 • POR • 00h30

Na tarde de hoje (14), a Polícia Militar de São Paulo fez uma ação na Praça Júlio Prestes, região da Cracolândia, no centro da capital paulista, em que revistou os usuários de drogas e lançou bombas de gás para dispersar as pessoas que vivem no local. A ação pode ser vista em imagens registradas pelo coletivo A Craco Resiste. No final da tarde, o policiamento era ostensivo na região.

De acordo com a Polícia Militar, não houve tumulto e a ação policial faz parte da rotina, pois a prefeitura faz limpeza diária na região e os policiais ficam no entorno para prevenir alguma reação dos usuários de drogas.

“Mais uma vez, a Polícia Militar usa uma ação de limpeza como pretexto para agredir e humilhar pessoas em situação de rua. Foram lançadas diversas bombas de gás para dispersar o fluxo da Cracolândia, inclusive em direção aos espaços onde são oferecidos os serviços da prefeitura na região, ameaçando também a segurança dos trabalhadores”, divulgou a Craco Resiste, que disse também que usuários e trabalhadores foram cercados e revistados pelos policiais.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse, em nota, os policiais militares que faziam patrulhamento na região se depararam com um princípio de tumulto “quando foram arremessadas pedras e outros objetos contra os agentes”. Segundo a secretaria, foi necessária a utilização de bombas de efeito moral e elastômero, mas não houve registro de feridos nem detidos.