Procon abre segunda unidade em Santos em parceria com a Unimes

Procon, a Delegacia Modelo e o Escritório Experimental de Direito funcionam na Rua Barão de Paranapiacaba, 28, a partir de hoje

15 AGO 2017 • POR • 11h00

O furto de um celular, o pedido de pensão alimentícia e uma cobrança indevida agora podem ser tratados em um só lugar. A partir desta terça-feira (15), na Rua Barão de Paranapiacaba, 28, funcionará a Delegacia Modelo, o Escritório Experimental de Direito e a segunda unidade do Procon.

Viabilizado pela Unimes com apoio da Prefeitura (a custo zero para o poder público), o equipamento abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h e servirá como estágio para os cerca de 350 alunos da Faculdade de Direito.

“Santos oferece o que existe de mais moderno, que é um atendimento com suporte da universidade”, disse o secretário nacional do Consumidor, Arthur Rollo.

O coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, disse que a unidade que funciona no Poupatempo, no Centro, realizou mais de 20 mil atendimentos no ano passado. “O Procon-Unimes vai nos aproximar da população e esperamos que isso se reflita em uma resposta mais rápida”.

“Nós precisamos de boas parcerias com a iniciativa privada e a participação dos empresários contribui para uma prestação de serviços de qualidade”, declarou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Autoatendimento

O Procon-Unimes também conta com um totem para autoatendimento a quem tem problema com a Volkswagen e a Samsung. O consumidor retira o telefone do gancho, indica contra qual empresa é a reclamação e um funcionário do Procon atende on-line.

Após a apresentação da queixa e dos documentos que comprovam o problema, em cerca de 30 minutos o atendente apresenta uma proposta de acordo.

Semelhante ao caixa eletrônico, uma cópia do termo de acordo é impressa para o consumidor, que decide se aceita ou não o acordo. Em caso de negativa, o Procon registra a reclamação e aguarda o prazo para a empresa se justificar e apresentar uma nova proposta.

Persistindo a divergência, é agendada uma audiência de conciliação com todos os envolvidos.

Delegacia Modelo

Criada em 1997 pela Unimes, a Delegacia Modelo conta com alunos da Faculdade de Direito, que ajudam a população no preenchimento de boletim de ocorrência e imprime cópia do documento.
No site www.policia-civ.sp.gov.br a pessoa se identifica e informa um telefone para contato.