Com maior público do Brasileiro, São Paulo perde e volta para a zona de rebaixamento

A equipe caiu para a 17ª colocação com 19 pontos -um a menos do que o Bahia, primeiro fora da zona da degola

3 AGO 2017 • POR • 21h49
Com o resultado, a equipe tricolor voltou para a zona de rebaixamento - Miguel Schincariol/AE

Com o maior público do Campeonato Brasileiro, o São Paulo decepcionou sua torcida e perdeu para o Coritiba por 2 a 1, nesta quinta-feira (3), no Morumbi, pela 18ª rodada.
Acompanhada por 53.635 pessoas, a partida superou o público do empate entre São Paulo e Grêmio, quando 51.511 torcedores assistiram ao jogo.

Com o resultado, a equipe tricolor voltou para a zona de rebaixamento. A equipe caiu para a 17ª colocação com 19 pontos -um a menos do que o Bahia, primeiro fora da zona da degola.

Já o Coritiba, que iniciou a rodada entre os quatro últimos, pulou para a 12ª colocação, com 22 pontos.

A equipe volta a campo no próximo domingo (6), quando enfrenta o Bahia, às 16h, na Arena da Fonte Nova. Em caso de triunfo, o time deixa a zona de rebaixamento.

O jogo

Pela primeira vez desde que assumiu o comando da equipe há um mês, o técnico Dorival Júnior conseguiu repetir a mesma formação em dois jogos consecutivos. A tentativa de aprimorar o entrosamento, porém, não deu certo.

Na etapa inicial, o São Paulo criou pelo menos duas chances para abrir o placar, mas falhou nas conclusões. Aos 3 minutos, Marcinho recebeu em profundidade, viu o seu marcador Thalisson sentir uma lesão muscular, avançou livre e tentou torcar por cima do goleiro Wilson, mas Léo apareceu e cortou quase em cima da linha.

A outra oportunidade desperdiçada foi com Cueva. Marcinho cortou para dentro e bateu para defesa parcial de Wilson. A bola sobrou para o peruano que, livre, concluiu para fora. Ainda na etapa inicial, o peruano cruzou na cabeça de Rodrigo Caio, que exigiu boa defesa do goleiro do clube parananense.

Já o Coritiba explorava os contra-ataques, mas errava o último passe e pouco assustou. Na melhor oportunidade, Alecsandro cabeceou e Renan Ribeiro fez linda defesa.

No segundo tempo, a torcida são-paulina tomou um duro golpe. Aos 10 minutos, Rildo foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Carleto cobrou e abriu o placar.

Com o gol tomado, Dorival lançou o time ao ataque. Ele tirou o lateral Bruno e colocou o atacante Marcos Guilherme. A equipe pressionou e criou duas chances. Aos 14 minutos, Pratto avançou livre e finalizou para boa defesa de Wilson. No minuto seguinte, Rodrigo Caio acertou o travessão após completar um cruzamento de Cueva.

No contra-ataque, o Coritiba ampliou. Aos 22 minutos, Rildo arrancou e enfiou para Filigrana só tocar na saída de Renan Ribeiro.

O São Paulo não desistiu. Dorival tirou o volante Jucilei e colocou o atacante Denilson. Pouco depois, Jonatan Gomez entrou na vaga de Hernanes.

O clube criou boas oportunidades, mas parou no goleiro Wilson em finalizações de Jonatan Gomez, Marcos Guilherme e Edimar. Aos 43 minutos, Denilson conseguiu diminuir.
Nos últimos minutos, o time continuou pressionando e até o goleiro Renan Ribeiro foi para a área tentar o gol de empate, mas não conseguiu.

SÃO PAULO
Renan Ribeiro; Bruno (Marcos Guilherme), Arboleda, Rodrigo Caio, Edimar; Petros, Jucilei (Denilson), Hernanes (Gómez), Cueva; Marcinho, Pratto. T.: Dorival Júnior

CORITIBA
Wilson; Léo, Marcio, Thalisson Kelven (Romercio), Carleto; Jonas (João Paulo), Alan Santos, Matheus Galdezani, Yan (Filigrana); Rildo, Alecsandro. T.: Marcelo Oliveira

Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Juiz: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Público/Renda: 53.635 presentes/R$ 1.036.353,03
Cartões amarelos: Bruno, Rodrigo Caio e Arboleda (São Paulo); Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani, Yan e Wilson (Coritiba)
Gols: Denilson, aos 43min do segundo tempo (São Paulo); Carleto, aos 11min, e Filigrana, aos 22min do segundo tempo (Coritiba)